Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2124
Título: Diversidade sexual e LGBTfobia em estabelecimentos gastronômicos
Autor: Baptistini, Luana Bonatto
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8953746020345408
Orientador: Corrêa, Maria Iraê de Souza
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9339401156849765
Palavras-chave: Gastronomia;Homofobia;Assédio
Data do documento: 2019
Citação: BAPTISTINI, Luana Bonatto. Diversidade sexual e LGBTfobia em estabelecimentos gastronômicos. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco,Recife, 2019.
Resumo: As pessoas que se identificam como LGBTQI+ estão sujeitas a discriminação em todos os âmbitos de convívio social, seja familiar, profissional ou em momentos de lazer. Essa discriminação, justificada pela orientação sexual ou identidade de gênero, é denominadadeLGBTfobia. Observamos uma lacuna de pesquisas que relacionem LGBTfobia à Gastronomia. Assim, o presente trabalho possui como objetivo analisar as práticas LGBTfóbicas percebidas pelos profissionais que atuam nessa área. Através de um formulário online, com perguntas de múltipla escolha e de escala Likert, foi realizado um estudo de caráter exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, com 50 respondentes. Como resultados, foi identificado que os profissionais LGBTQI+ do ramo da gastronomia percebem as práticas LGBTfóbicas no ambiente laboral, principalmente aquelas manifestadas através de deboches, advindas de colegas e superiores. Além disso, verificou-se que os LGBTQI+ assumidos no ambiente laboral são os que mais percebem e sofrem essas práticas. Apesar dessas ameaças não serem percebidaspela maioria dos respondentes, devemos ressaltar que nenhum trabalhador deve ser vítima da LGBTfobia.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2124
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Gastronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_luanabonattobaptistini.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.