Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2097
Título: Educação do campo: repensando a prática pedagógica na escola do Campo Reunida Olindina Barros no município de Jucati - PE
Autor: Conceição, Raiane da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5858724929412884
Orientador: Costa, Caetano De' Carli Viana
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1659373322351561
Palavras-chave: Educação;Prática de ensino;Hegemonia;Ecologia agrícola
Data do documento: 2019
Citação: CONCEIÇÃO, Raiane da Silva. Educação do campo: repensando a prática pedagógica na escola do Campo Reunida Olindina Barros no município de Jucati - PE. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O presente artigo discute sobre a Educação do Campo, enquanto luta dos movimentos sociais, de enfrentamento a hegemonia epistemológica dos conhecimentos, que instauram-se nas práticas pedagógicas nas Escolas do Campo (SANTOS, 2002; MOLINA & MOURÃO SÁ, 2012; CALDART, 2003, 2012). Alicerçando-se na metodologia estudo de Caso Alargado, buscamos responder, como desenvolver uma proposta pedagógica para a escola do campo, que atenda as especificidades educacionais dos sujeitos envolvidos, para objetivar tal resposta, tivemos como objetivos de pesquisa, analisar o caso da escola do campo Reunida Olindina Barros, especificamente, verificar as problemáticas que pairam sobre o território educativo, apontar possibilidades para transições pedagógicas, e realizar um processo de intervenção pedagógica na escola em tela, iniciou no ano de 2017 e perdurou até 2019, com a imersão direta no campo escolar com duração de quatro meses, realizando observação participante, uma entrevista em profundidade, diagnose do território e uma intervenção em uma turma do 4º Ano do Ensino Fundamental. Tivemos como principais resultados, discussões sobre algumas categorias que direcionam a escola para um processo de urbanização; sobre a prática pedagógica estudada, a mesma se direciona para hegemonia de saberes graças o sistema que busca unificar tal processo, entretanto, existem vetores da Educação do campo que se sobressaem na prática pedagógica; e no que concerne o projeto de intervenção pedagógica, a temática agroecologia emergiu a partir do território educativo, assim, os diferentes sujeitos envolvidos na pesquisa puderam comumente refletir e atuar criticamente, promovendo-se assim, a vivacidade da educação do campo. Concluímos que a pesquisa trouxe grandes contribuições, proporcionada pela dialogicidade intercultural entre a professora, pesquisadores, comunidade e alunos, na realização da horta escolar agroecológica, e assim, promovendo confronto a hegemonia de saberes que se instauram nas práticas pedagógicas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2097
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_raianedasilvaconceição.pdf495,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.