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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Caetano De' Carli Viana-
dc.contributor.authorConceição, Raiane da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-19T13:07:40Z-
dc.date.available2020-03-19T13:07:40Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Raiane da Silva. Educação do campo: repensando a prática pedagógica na escola do Campo Reunida Olindina Barros no município de Jucati - PE. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2097-
dc.descriptionO presente artigo discute sobre a Educação do Campo, enquanto luta dos movimentos sociais, de enfrentamento a hegemonia epistemológica dos conhecimentos, que instauram-se nas práticas pedagógicas nas Escolas do Campo (SANTOS, 2002; MOLINA & MOURÃO SÁ, 2012; CALDART, 2003, 2012). Alicerçando-se na metodologia estudo de Caso Alargado, buscamos responder, como desenvolver uma proposta pedagógica para a escola do campo, que atenda as especificidades educacionais dos sujeitos envolvidos, para objetivar tal resposta, tivemos como objetivos de pesquisa, analisar o caso da escola do campo Reunida Olindina Barros, especificamente, verificar as problemáticas que pairam sobre o território educativo, apontar possibilidades para transições pedagógicas, e realizar um processo de intervenção pedagógica na escola em tela, iniciou no ano de 2017 e perdurou até 2019, com a imersão direta no campo escolar com duração de quatro meses, realizando observação participante, uma entrevista em profundidade, diagnose do território e uma intervenção em uma turma do 4º Ano do Ensino Fundamental. Tivemos como principais resultados, discussões sobre algumas categorias que direcionam a escola para um processo de urbanização; sobre a prática pedagógica estudada, a mesma se direciona para hegemonia de saberes graças o sistema que busca unificar tal processo, entretanto, existem vetores da Educação do campo que se sobressaem na prática pedagógica; e no que concerne o projeto de intervenção pedagógica, a temática agroecologia emergiu a partir do território educativo, assim, os diferentes sujeitos envolvidos na pesquisa puderam comumente refletir e atuar criticamente, promovendo-se assim, a vivacidade da educação do campo. Concluímos que a pesquisa trouxe grandes contribuições, proporcionada pela dialogicidade intercultural entre a professora, pesquisadores, comunidade e alunos, na realização da horta escolar agroecológica, e assim, promovendo confronto a hegemonia de saberes que se instauram nas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.format.extent36 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectHegemoniapt_BR
dc.subjectEcologia agrícolapt_BR
dc.titleEducação do campo: repensando a prática pedagógica na escola do Campo Reunida Olindina Barros no município de Jucati - PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5858724929412884pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1659373322351561pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

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