Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2073
Título: Estratégias e dificuldades de alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de equações do primeiro grau
Autor: Santos, Tayslane Rafaela Silva dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2211193493479229
Orientador: Almeida, Jadilson Ramos de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5828404099372063
Palavras-chave: Equações;Prática de ensino;Aprendizagem baseada em problemas
Citação: SANTOS, Tayslane Rafaela Silva dos. Estratégias e dificuldades de alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de equações do primeiro grau. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida em uma escola Municipal da cidade de Escada, Pernambuco. As atividades foram aplicadas em duas turmas de 9º ano do ensino fundamental, um total de 50 alunos participaram. Nossos objetivos foram verificar em quais subtipos de equações, da equação A(x) + b = c tínhamos o maior número de erros/acertos, quais eram as técnicas mais utilizadas para resolver cada um dos subtipos apresentados aos alunos, além de verificar quais os erros mais recorrentes. Os resultados nos mostram que os alunos têm grande dificuldade nas operações elementares; em compreender uma equação que esteja em uma ordem não exemplificada pelo professor durante a aula; em compreender o que seria equação em si e inversão de operações.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2073
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_tayslanerafaelasilvadossantos.pdf643,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.