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Título: A relação público-privada na educação: o programa Se Liga em escolas do município do Recife/PE
Autor: Silva, Jézica Peixoto da
Queiroz, Raquel Rebeca do Monte
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9678428589889881
http://lattes.cnpq.br/4524644167438547
Orientador: Salvador, Maria Aparecida Tenório
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2076591934554686
Palavras-chave: Parceria público-privada;Educação - Política governamental;Escolas públicas;Escolas particulares;Recife (PE)
Data do documento: 3-Dez-2019
Citação: SILVA, Jézica Peixoto da. QUEIROZ, Raquel Rebeca do Monte. A relação público-privada na educação: o programa Se Liga em escolas do município do Recife/PE. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The paper analyzes the public-private relationship present in the schools surveyed in the city of Recife, from the Se Liga program, from 2017 to 2018. It also seeks to understand the process of elaboration and implementation of educational projects in the schools of the municipality, as well as to describe the purposes and characteristics of the Se Liga program of the Ayrton Senna Institute (IAS). It is also verified the results obtained by the students, inserted in the mentioned program, in the defined period for the study, from the understanding of the teachers involved directly with the program. To achieve the proposed objectives, the qualitative research began with the exploratory phase, seizing information through documentary analysis on educational public politics implemented by the executive power of the municipality of Recife, legal frameworks and regulation and enforcement of the Se Liga program. Observations were made of the teaching pedagogical practice when using the Se Liga program; and semi-structured interviews with those involved in the program. Discourse Analysis is used as a methodology for treating the information learned from the research. Among the results found with the research it was verified in the process of elaboration and implementation of the Se Liga program, the lack of public and previous debate for the acceptance of the same as recommended by the law nº 11.079 / 2004, likewise within the schools there is not a deliberative, democratic and collective decision making with the school community for adherence and implementation of the program in schools. It was also possible to verify with the research that the expected result with the program in the two schools researched does not correspond to the purposes of the program, besides interfering in the school space and conditioning the school management according to the business management model.
Resumo: O trabalho analisa a relação público-privada presente nas escolas pesquisadas, do município do Recife, a partir do programa Se Liga, no período de 2017 a 2018. Busca também, compreender o processo de elaboração e implementação de projetos educacionais nas escolas do referido município, bem como descrever as finalidades e as características do programa Se Liga, do Instituto Ayrton Senna (IAS). São, ainda, verificados os resultados obtidos pelos educandos, inseridos no citado programa, no período definido para o estudo, a partir da compreensão das docentes envolvidas diretamente com o programa. Para o alcance dos objetivos propostos, a pesquisa de cunho qualitativo, teve início com a fase exploratória, apreensão das informações por meio de análise documental sobre as políticas públicas educacionais implementadas pelo poder executivo do município do Recife, de marcos legais e da regulamentação e execução do programa Se Liga. Foram realizadas observações da prática pedagógica docente, quando da utilização do programa Se Liga; e entrevistas semiestruturadas com os envolvidos no programa. A Análise de Discurso é utilizada como metodologia de tratamento das informações apreendidas com a pesquisa. Entre os resultados encontrados com a pesquisa verificou-se no processo de elaboração e implementação do programa Se Liga, a falta de debate público e prévio para aceitação do mesmo conforme preconiza a lei nº 11.079/2004, da mesma forma dentro das escolas não há uma tomada de decisão deliberativa, democrática e coletiva com a comunidade escolar para adesão e implementação do programa nas escolas. Pôde-se verificar, ainda, que o resultado esperado com o programa nas duas escolas pesquisadas não corresponde às finalidades explicitadas pelo programa, além de interferir no espaço escolar e condicionar a gestão escolar aos moldes da gestão empresarial.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1896
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