Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1891
Título: Análise da construção conceitual de espacialidade a partir das sugestões dos livros didáticos do primeiro ciclo do ensino fundamental
Autor: Anjos, Regina Alves dos
Orientador: Santos, Sandra da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0974046822570556
Palavras-chave: Programas de alfabetização;Livros didáticos - Educação infantil;Percepção espacial em crianças
Data do documento: 19-Dez-2019
Citação: ANJOS, Regina Alves dos. Análise da construção conceitual de espacialidade a partir das sugestões dos livros didáticos do primeiro ciclo do ensino fundamental. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This paper aims to analyze how the process of construction of spatiality in textbooks in the literacy cycle takes place. To this end, we have studied how the concept of spatiality fits into official curriculum documents, PNAIC (National Literacy Program at the Right Age) materials, the PNLD (National Textbook Program) guide and the Mathematics Education literature. We look at the literacy cycle books of two textbook collections. We conclude that the location, representation and spatial orientation should be addressed in all years of basic education and that, in the analyzed collections, the contents of this theme are addressed throughout the course of the literacy cycle, and spatial representation is not always contemplated. in the analyzed books.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de construção da espacialidade em livros didáticos no ciclo de alfabetização. Para tanto, fizemos um estudo de como o conceito de espacialidade se insere nos documentos curriculares oficiais, materiais do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), o guia do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e na literatura de Educação Matemática. Analisamos os livros do ciclo de alfabetização de duas coleções de livros didáticos. Concluímos que a localização, representação e orientação espacial deve ser abordada em todos os anos da educação Básica e que, nas coleções analisadas, os conteúdos dessa temática são abordados durante todo o percurso do ciclo de alfabetização, sendo que a representação espacial são contemplados nos livros didáticos de duas das coleções de livros de didáticos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1891
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_reginaalvesdosanjos.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.