Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1868
Título: EducaMol: um protótipo de sistema educativo para a construção de modelos de estruturas moleculares
Autor: Lima Júnior, João Bosco de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0845575549442154
Orientador: Vanderlei, Igor Medeiros
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7448139435512224
Palavras-chave: Sistemas de indicação visual tridimensional;Tecnologia educacional;Química;Ensino - Meios auxiliares 
Data do documento: 12-Dez-2019
Citação: LIMA JÚNIOR, João Bosco de. EducaMol: um protótipo de sistema educativo para a construção de modelos de estruturas moleculares. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: Existe um crescente no uso das tecnologias digitais na sociedade, e isso vem refletindo em diversos setores, como no caso do ambiente escolar, onde os recursos de TICs (Tecnologias da Informação e comunicação) possibilitam o surgimento de novas ferramentas para auxiliar no processo de ensinamento e aprendizado. No ensino de geometria molecular é relatado por muitos professores uma dificuldade de abstração na visualização das estruturas moleculares estudadas pelos alunos. De posse disso, essa pesquisa objetiva desenvolver um protótipo de sistema que possibilita a construção de modelos tridimensionais de estruturas moleculares, para auxiliar no ensino de geometria molecular. Para uma compreensão melhor dessa linha de estudo, foi feito uma revisão bibliográfica, e na sequência uma entrevista com um professor da área, visando compreender as necessidades reais que a ferramenta deveria atender. A ferramenta segue uma metodologia de prototipação evolutiva, que durante o desenvolvimento utilizou o Blender para modelagem dos componentes básicos e o motor de jogo Unity 3d para a construção do protótipo de alta fidelidade. A etapa de validação tomou professores de química como juízes, podendo assim relatar suas opiniões e impressões sobre o sistema. Ao final, foi desenvolvido um protótipo de sistema educativo que permite a construção de modelos tridimensionais de forma livre e sem correção automática de erros, seguindo o conceito de uma aplicação pedagógica. Durante a validação foi destacado pelos professores que o protótipo tem potencial para auxiliar no processo de ensino dos conceitos de química.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1868
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joãoboscodelimajúnior.pdf3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.