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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVanderlei, Igor Medeiros-
dc.contributor.authorLima Júnior, João Bosco de-
dc.date.accessioned2020-01-29T16:44:03Z-
dc.date.available2020-01-29T16:44:03Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationLIMA JÚNIOR, João Bosco de. EducaMol: um protótipo de sistema educativo para a construção de modelos de estruturas moleculares. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1868-
dc.descriptionExiste um crescente no uso das tecnologias digitais na sociedade, e isso vem refletindo em diversos setores, como no caso do ambiente escolar, onde os recursos de TICs (Tecnologias da Informação e comunicação) possibilitam o surgimento de novas ferramentas para auxiliar no processo de ensinamento e aprendizado. No ensino de geometria molecular é relatado por muitos professores uma dificuldade de abstração na visualização das estruturas moleculares estudadas pelos alunos. De posse disso, essa pesquisa objetiva desenvolver um protótipo de sistema que possibilita a construção de modelos tridimensionais de estruturas moleculares, para auxiliar no ensino de geometria molecular. Para uma compreensão melhor dessa linha de estudo, foi feito uma revisão bibliográfica, e na sequência uma entrevista com um professor da área, visando compreender as necessidades reais que a ferramenta deveria atender. A ferramenta segue uma metodologia de prototipação evolutiva, que durante o desenvolvimento utilizou o Blender para modelagem dos componentes básicos e o motor de jogo Unity 3d para a construção do protótipo de alta fidelidade. A etapa de validação tomou professores de química como juízes, podendo assim relatar suas opiniões e impressões sobre o sistema. Ao final, foi desenvolvido um protótipo de sistema educativo que permite a construção de modelos tridimensionais de forma livre e sem correção automática de erros, seguindo o conceito de uma aplicação pedagógica. Durante a validação foi destacado pelos professores que o protótipo tem potencial para auxiliar no processo de ensino dos conceitos de química.pt_BR
dc.format.extent48 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSistemas de indicação visual tridimensionalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliares pt_BR
dc.titleEducaMol: um protótipo de sistema educativo para a construção de modelos de estruturas molecularespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0845575549442154pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7448139435512224pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (UAG)

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