Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1863
Título: A aplicabilidade da Lei n°10.639 / 03: um estudo de caso em uma escola prisional feminina da Rede Pública Estadual de Pernambuco
Autor: Lima, Luciana do Nascimento
Orientador: Duarte, Rebeca Oliveira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2892457731367709
Palavras-chave: Prisioneiros - Educação;Prática de ensino;Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino;Negras - Aspectos sociológicos
Data do documento: 12-Dez-2019
Citação: LIMA, Luciana do Nascimento. A aplicabilidade da Lei n°10.639 / 03: um estudo de caso em uma escola prisional feminina da Rede Pública Estadual de Pernambuco. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This research aims to reflect on the applicability of Law 10.639 / 03 in a prison school in the state of Pernambuco and how this law reverberates in the lives of black women in prison who attend this institution. Having as its main objective: Investigate if there is the application of Law No. 10.639 / 03 and how it is contemplated in the pedagogical practices developed in the prison school in question. In addition to inquiring about the reality of the black female population attending the prison school, seeking to identify and describe which teaching strategies are adopted to confront racism and seek to understand how the teaching and learning process takes place in that school, we will seek answer that research question. The research is characterized as a Case Study and given the impossibility of entering the school, it was decided to use questionnaires as data collection instruments. At the end of the research, it is concluded that much still must be done to have a pedagogical practice that is really an instrument to confront racism.
Resumo: Esta pesquisa se propõe a refletir sobre a aplicabilidade da Lei 10.639 /03 em uma escola prisional do estado de Pernambuco e como essa Lei reverbera na vida das mulheres negras encarceradas que frequentam essa instituição. Tendo como principal objetivo: Investigar se há a aplicação da Lei n° 10.639 / 03 e de que forma é contemplada nas práticas pedagógicas desenvolvidas na escola prisional em questão. Além de indagar sobre a realidade da população feminina negra que frequenta a escola prisional, procurar identificar e descrever quais as estratégias de ensino são adotadas para o enfrentamento do racismo e buscar compreender como se dá o processo de ensino e de aprendizagem na referida escola, procuraremos responder a referida questão de pesquisa. A pesquisa se caracteriza como um Estudo de Caso e diante da impossibilidade de entrar na escola optou-se pelo uso de questionários como instrumentos de coletas de dados. Como embasamento teórico essa pesquisa se amparou nos estudos de Paulo Freire, Michel Foucaut e Juliana Borges dentre outros. Ao término da pesquisa, conclui-se que a Educação não é preparada para o desenvolvimento de práticas pedagógicas específicas para atender as necessidades que surgem na escola prisional, muito ainda tem que se fazer para que haja uma prática pedagógica que seja realmente um instrumento de enfrentamento ao racismo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1863
Aparece nas coleções:(CDILP) Trabalho de conclusão de curso

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