Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1857
Título: Produção de textos escritos a partir de uma sequência didática envolvendo o gênero história em quadrinhos
Autor: Silva, Adjane Melo da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7486455143462584
Orientador: Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7731108870085614
Palavras-chave: Crianças - Escrita;Histórias em quadrinhos na educação;Transmissão textual;Textos - Produção
Data do documento: 26-Nov-2019
Citação: SILVA, Adjane Melo da. Produção de textos escritos a partir de uma sequência didática envolvendo o gênero história em quadrinhos. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This monograph originated from the following research problem: What are the writing skills of students and the knowledge they present in relation to the textual genre? Given the above, we had as a general objective: to analyze the production of texts of a 4th grade class, from a didactic sequence involving the work with comics. This research is relevant because it provides educators with knowledge about the methodological procedures necessary for the formation of text producers and deals with a textual genre that facilitates the learning of reading and writing, an aspect so important in our graphocentric society. In its theoretical body, this monograph brings a discussion about the production of written texts. In addition, it deals with the historical emergence of the textual genre Comics and its relationship with education. As for the methodological procedures, a qualitative approach was used, starting from an action research with students of the 4th grade of elementary school of a municipal school in Recife. Firstly, an initial diagnosis was applied to verify the students' writing skills and their knowledge about the comic textual genre. Then, a didactic sequence was applied aiming to produce with the students comics about the city of Recife. With this study, it was found that the students already had some previous knowledge in relation to comics, being able to identify basic elements that characterize this genre. However, it was found that they had difficulties in the production of written texts, spelling problems, lack of punctuation, sentences starting with lowercase letters and difficulties in creating and selecting ideas. It was concluded that although children have writing difficulties, when they are inserted in significant writing practices and receive necessary help from the teacher, they advance in relation to writing.
Resumo: Esta monografia originou-se a partir do seguinte problema de pesquisa: Quais as habilidades de escrita dos estudantes e os conhecimentos que eles apresentam em relação ao gênero textual história em quadrinhos? Diante do exposto, tivemos como objetivo geral: analisar a produção de textos de uma turma do 4º ano, a partir de uma sequência didática envolvendo o trabalho com histórias em quadrinhos. Esta pesquisa é relevante, pois proporciona aos educadores conhecimentos sobre os procedimentos metodológicos necessários à formação de produtores de textos e aborda um gênero textual facilitador da aprendizagem da leitura e da escrita, aspecto tão importante em nossa sociedade grafocêntrica. Em seu corpo teórico, esta monografia traz uma discussão sobre a produção de textos escritos. Além disso, aborda o surgimento histórico do gênero textual história em quadrinhos e da sua relação com a educação. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se uma abordagem qualitativa, partindo de uma pesquisa-ação com estudantes do 4º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal do Recife. Primeiramente aplicou-se uma diagnose inicial, para verificar as habilidades de escrita dos estudantes e os seus conhecimentos sobre o gênero textual história em quadrinhos. Em seguida, aplicou-se uma sequência didática visando produzir com os estudantes histórias em quadrinhos sobre a cidade do Recife. Com este estudo, verificou-se que os estudantes já possuíam alguns conhecimentos prévios em relação às histórias em quadrinhos, sendo capazes de identificar elementos básicos que caracterizam esse gênero. Porém, constatou-se que eles apresentaram dificuldades em relação à produção de textos escritos, problemas ortográficos, ausência de pontuação, frases iniciadas com letras minúsculas e dificuldades de criação e seleção de ideias. Concluiu-se que apesar das crianças terem dificuldades de escrita, quando elas são inseridas em práticas de escrita significativas e recebem auxílio necessário do docente, elas avançam em relação à escrita.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1857
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_adjanemelodasilva.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.