Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1844
Título: Auxílio a tomada de decisão para ambientes na nuvem
Autor: Gouveia, Alexandre Vinicius da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2459334283678738
Orientador: Araujo, Carlos Julian Menezes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3156174527107999
Palavras-chave: Computação em nuvem;Processo decisório - Modelos matemáticos;Processo decisório por critério múltiplo
Data do documento: 2019
Citação: GOUVEIA, Alexandre Vinicius da Silva. Auxílio a tomada de decisão para ambientes na nuvem. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: A computação em nuvem surgiu com o intuito de oferecer serviços sob demanda, esta oferta de serviços permite uma redução no investimento de infraestrutura e manutenção das empresas. Porém com o passar do tempo o número de empresas que oferecem estes serviço tem crescido nos últimos anos. Transformando a tarefa de escolher o serviço em nuvem que mais se adequa as necessidade da empresa numa atividade que consome uma grande quantidade de tempo. Principalmente levando em consideração a quantidade de métricas que podem ser levada sem consideração como por exemplo: disponibilidade, preço, confiabilidade dentre outros. O objetivo deste trabalho é realizar uma implementação de uma solução baseada em métodos de decisão multicritério para mitigar o processo de escolha de serviços em nuvem, onde dado um conjunto de infraestruturas como serviço (IaaS)representada por métricas (por exemplo, disponibilidade e custo), o usuário pode fazer a escolha a partir de um ranking obtido aplicando os métodos de tomada de decisão multicritério PROMETHEE e TOPSIS. Com a finalidade de testar a ferramenta elaborada neste trabalho foram criados 4 casos utilizando-se de um estudo de caso disponível na literatura.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1844
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_alexandreviniciusdasilvagouveia.pdf5,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.