Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1833
Título: Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): (Betânia lácteos)
Autor: Alves, Raniele Oliveira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9453074740011153
Orientador: Ribeiro, Daniele Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1517959077516490
Palavras-chave: Derivados do leite;Leite - Indústria;Controle de qualidade
Data do documento: 12-Dez-2019
Citação: ALVES, Raniele Oliveira. Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): (Betânia lácteos). 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: Este relatório tem como objetivos descrever as atividades realizadas no período do estágio na indústria Betânia Lácteos, unidade de Pedra-PE, atreladas ao controle de qualidade da empresa, tais como análises físico-químicas e microbiológicas no leite cru e nos produtos acabados, com vistas a manter a qualidade destes, acompanhamento do processo produtivo e, em especial, a verificação do processo de envase de acordo com o controle estatístico e o acompanhamento da evolução da implantação do 5S. Pode-se observar que no controle estatístico do processo de envase do leite condensado e do UHT, mediante as ferramentas da qualidade utilizadas, histograma e o gráfico de controle, que o processo como um todo se encontra sob controle estatístico para o peso dos produtos, mesmo diante de alguns pontos de variabilidade, obedecendo assim as faixas estabelecidas pela empresa, para o leite UHT, que varia entre 1,059 g > peso > 1,066 g e o leite condensado, com uma faixa de 407 g > peso > 411 g. Observou-se que cerca de 30% das amostras do leite UHT e 48% do leite condensado, apresentaram valores dos pesos constantes, demonstrando que a variabilidade nos processos existe e que a sua causa pode estar atrelada a falhas mecânicas e/ou humanas. Desta forma, foi sugerida a verificação periódica dos equipamentos para a detecção de pesos desregulares, para que sejam tomadas as devidas ações normalizando assim o processo. Em relação ao monitoramento das análises físico-químicas e microbiológicas, pode-se constatar a importância destas, deste a recepção da matéria-prima, até o produto final, visando a garantia da inocuidade dos produtos, bem como o atendimento à legislação. Referente as ações do 5S na unidade, em todos os setores foram notadas melhorias, onde a média geral demostrou um aumento de cerca de 15% em cada um dos sensos avaliados, Utilização, Organização e Limpeza, evidenciando as vantagens da utilização desta ferramenta dentro das organizações. Com isso, pode-se verificar a importância da utilização de programas como o 5S e de ferramentas da qualidade para o desenvolvimento e crescimento da empresa, produzindo produtos com maior qualidade, além de promover um ambiente fabril adequado aumentando a produtividade dos colaboradores.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1833
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_ranieleoliveiraalves.pdf853,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.