Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1804
Título: O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar
Autor: Fonseca, Gisely Capitulino da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7527899507289534
Orientador: Acioli, Gustavo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4871749798523527
Palavras-chave: Cultura afro-brasileira - História;Etnocentrismo;Colonialismo;Livros didáticos
Data do documento: 12-Dez-2019
Citação: FONSECA, Gisely Capitulino da. O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This bibliographic work aims to understand how Eurocentrism constitutes the challenges to the implementation of Law 10.639 / 03 in schools, analyzing the studies and research on a Eurocentric presence in the curriculum and textbooks, addressing, later, possibilities to reflect and minimize such European ethnocentrism. Throughout this article, we propose to contextualize and understand these aspects through Latin American Decolonial Thought.
Resumo: Este trabalho, de natureza bibliográfica, tem o intuito de compreender como o eurocentrismo se constitui aos desafios à efetivação da Lei 10.639/03 nas escolas, analisando os estudos e pesquisas sobre uma presença eurocêntrica no currículo e nos livros didáticos, abordando, posteriormente, possibilidades de se refletir e minimizar tal etnocentrismo europeu. Propõe-se, ao longo deste artigo, contextualizar e entender tais aspectos através do Pensamento Decolonial Latino-americano.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1804
Aparece nas coleções:(CDILH) Trabalho de conclusão de curso

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