Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAcioli, Gustavo-
dc.contributor.authorFonseca, Gisely Capitulino da-
dc.date.accessioned2020-01-23T13:53:57Z-
dc.date.available2020-01-23T13:53:57Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationFONSECA, Gisely Capitulino da. O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1804-
dc.descriptionEste trabalho, de natureza bibliográfica, tem o intuito de compreender como o eurocentrismo se constitui aos desafios à efetivação da Lei 10.639/03 nas escolas, analisando os estudos e pesquisas sobre uma presença eurocêntrica no currículo e nos livros didáticos, abordando, posteriormente, possibilidades de se refletir e minimizar tal etnocentrismo europeu. Propõe-se, ao longo deste artigo, contextualizar e entender tais aspectos através do Pensamento Decolonial Latino-americano.pt_BR
dc.description.abstractThis bibliographic work aims to understand how Eurocentrism constitutes the challenges to the implementation of Law 10.639 / 03 in schools, analyzing the studies and research on a Eurocentric presence in the curriculum and textbooks, addressing, later, possibilities to reflect and minimize such European ethnocentrism. Throughout this article, we propose to contextualize and understand these aspects through Latin American Decolonial Thought.pt_BR
dc.format.extent27 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - Históriapt_BR
dc.subjectEtnocentrismopt_BR
dc.subjectColonialismopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleO eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7527899507289534pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4871749798523527pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Históriapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_giselycapitulinodafonseca.pdf442,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.