Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1797
Título: As relações entre o desenvolvimento humano, a educação escolar e a educação física
Autor: Cordeiro, Alexandre Ferreira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8894959094101995
Orientador: Melo, Flávio Dantas Albuquerque
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9033781419336294
Palavras-chave: Educação - Aspectos sociológicos;Educação Física - Estudo e ensino;Corpo humano na educação
Data do documento: 13-Dez-2019
Citação: CORDEIRO, Alexandre Ferreira. As relações entre o desenvolvimento humano, a educação escolar e a educação física. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The present work aimed to analyze the relationships between human development, school education and physical education. Specifically, it was intended to analyze how the School Education and Education can promote Human Development from a historical cultural perspective and export as an organization of Physical Education teaching from a Critical-overcoming perspective can contribute to the student's historical-cultural development. This is a qualitative bibliographic research, which uses a bibliographic research as a data collection technique, conducting a survey of knowledge productions on themes related to School Education, Physical Education and Critical-overcoming teaching approach, making a relationship with the human development process of the students / students. An example of these themes was the Authors' Collective, Leontiev, Marsiglia, Pasqualini, among other productions and authors, with historical-dialectical material as the basis for explanations. The conclusions of the work pointed to the Historical-Critical Pedagogical Theory, from the perspective of Historical-Cultural Psychology and Physical Education in Critical-Overcoming Teaching Education Contribute to the Events School Education or the Most Humanized Student, through a Logical Organization and Systematized teaching and that is appropriate to the reality of the student's life. It also came to the conclusion that curriculum is the pillar, one of the main elements of the school in its role in education, to develop a humanity of students.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as relações entre o desenvolvimento humano, a educação escolar e a educação física. Especificamente, pretendeu-se analisar como a Educação Escolar pode promover o Desenvolvimento Humano numa perspectiva histórico cultural e expor como a organização do ensino da Educação Física numa perspectiva Crítico-superadora pode contribuir para o desenvolvimento histórico-cultural do estudante. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que utiliza a pesquisa bibliográfica como técnica de coleta de dados, fazendo levantamento e analisando argumentos de produções do conhecimento referentes aos temas Educação Escolar, Educação Física e abordagem de ensino Crítico-superadora, fazendo uma relação destas com o processo de desenvolvimento humano dos indivíduos/estudantes. A exemplo desses temas, foi utilizado o COLETIVO DE AUTORES, Leontiev, Marsiglia, Pasqualini, entre outros autores e produções, tendo o materialismo histórico-dialético como base para as explicações. As conclusões do trabalho apontam que a Teoria pedagógica Histórico-crítica, a perspectiva da Psicologia Histórico-cultural e a educação física na abordagem de ensino Crítico-superadora contribuem para que a educação escolar torne o aluno mais humanizado, por meio de uma organização lógica e sistematizada de ensino e que este se adeque à realidade de vida do aluno. Chegou-se, também, a conclusão de que o currículo é o pilar, um dos elementos principais da escola no seu papel em educar, desenvolver a humanidade dos estudantes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1797
Aparece nas coleções:(CDILEF) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_alexandreferreiracordeiro.pdf453,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.