Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1797
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo, Flávio Dantas Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Cordeiro, Alexandre Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T11:59:03Z | - |
dc.date.available | 2020-01-23T11:59:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.citation | CORDEIRO, Alexandre Ferreira. As relações entre o desenvolvimento humano, a educação escolar e a educação física. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1797 | - |
dc.description | O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as relações entre o desenvolvimento humano, a educação escolar e a educação física. Especificamente, pretendeu-se analisar como a Educação Escolar pode promover o Desenvolvimento Humano numa perspectiva histórico cultural e expor como a organização do ensino da Educação Física numa perspectiva Crítico-superadora pode contribuir para o desenvolvimento histórico-cultural do estudante. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que utiliza a pesquisa bibliográfica como técnica de coleta de dados, fazendo levantamento e analisando argumentos de produções do conhecimento referentes aos temas Educação Escolar, Educação Física e abordagem de ensino Crítico-superadora, fazendo uma relação destas com o processo de desenvolvimento humano dos indivíduos/estudantes. A exemplo desses temas, foi utilizado o COLETIVO DE AUTORES, Leontiev, Marsiglia, Pasqualini, entre outros autores e produções, tendo o materialismo histórico-dialético como base para as explicações. As conclusões do trabalho apontam que a Teoria pedagógica Histórico-crítica, a perspectiva da Psicologia Histórico-cultural e a educação física na abordagem de ensino Crítico-superadora contribuem para que a educação escolar torne o aluno mais humanizado, por meio de uma organização lógica e sistematizada de ensino e que este se adeque à realidade de vida do aluno. Chegou-se, também, a conclusão de que o currículo é o pilar, um dos elementos principais da escola no seu papel em educar, desenvolver a humanidade dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work aimed to analyze the relationships between human development, school education and physical education. Specifically, it was intended to analyze how the School Education and Education can promote Human Development from a historical cultural perspective and export as an organization of Physical Education teaching from a Critical-overcoming perspective can contribute to the student's historical-cultural development. This is a qualitative bibliographic research, which uses a bibliographic research as a data collection technique, conducting a survey of knowledge productions on themes related to School Education, Physical Education and Critical-overcoming teaching approach, making a relationship with the human development process of the students / students. An example of these themes was the Authors' Collective, Leontiev, Marsiglia, Pasqualini, among other productions and authors, with historical-dialectical material as the basis for explanations. The conclusions of the work pointed to the Historical-Critical Pedagogical Theory, from the perspective of Historical-Cultural Psychology and Physical Education in Critical-Overcoming Teaching Education Contribute to the Events School Education or the Most Humanized Student, through a Logical Organization and Systematized teaching and that is appropriate to the reality of the student's life. It also came to the conclusion that curriculum is the pillar, one of the main elements of the school in its role in education, to develop a humanity of students. | pt_BR |
dc.format.extent | 44 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Corpo humano na educação | pt_BR |
dc.title | As relações entre o desenvolvimento humano, a educação escolar e a educação física | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8894959094101995 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9033781419336294 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação Física | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_alexandreferreiracordeiro.pdf | 453,32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.