Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1791
Título: Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos
Autor: Tavares, Tarcília Maria Nunes
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1846769528891729
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Primeiros socorros;Professores de educação física - Formação;Currículos - Avaliação
Data do documento: 10-Dez-2019
Citação: TAVARES, Tarcília Maria Nunes. Relevância do conhecimento de primeiros socorros nos cursos de formação de professores: sob o olhar dos acadêmicos. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: By observing the teacher’s professional practice, it can be seen that they are susceptible to witnssing situations that require the application of firts aind procedimento (PS). This study aimed to identify if there is any discipline about the researched contente in the curricular matrices of the researched institutions and how future teachers understand the importance or noto f this knowledge in their formation. It is a descriptive and exploratory field research, with qualitative approach. We applied a questionnaire where we obtained relevant data, one of the results showed that there is a search for knowledge is neglected by the institutions survevyed and that more than 87% of respondentes believe that tha relevance in having the knowledge of PS in its formation, besides beinf respected the Law 13.722/2018, which emphasizes the obligation of this knowledge in educational institutions.
Resumo: Ao observar a prática profissional dos professores pode-se perceber que o mesmo está suscetível a presenciar situações que necessite da aplicação de procedimentos de primeiros socorros (PS). Esse estudo objetivou identificar se existe alguma disciplina sobre o conteúdo pesquisado nas matrizes curriculares das instituições pesquisadas e de como os futuros professores compreendem a importância ou não desse conhecimento em sua formação. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Aplicamos um questionário onde obtivemos dados relevantes, um dos resultados obtidos demonstrou que um interesse pelo conhecimento de PS ainda na graduação, e que este conhecimento é negligenciado por parte das instituições pesquisadas e que mais de 87% dos pesquisados acreditam que a relevância em ter o conhecimento de PS na sua formação, além de estar sendo respeitada a Lei 13. 722/2018, onde estalece a obrigatóriedade desse conhecimento.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1791
Aparece nas coleções:(CDILEF) Trabalho de conclusão de curso

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