Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1786
Título: Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO) setor de produção (Dairy Partners Americas Nordeste)
Autor: Lima, Larissa Tenório de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9335152721506074
Orientador: Araújo, Luciares Costa de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2952078176623246
Palavras-chave: Indústria de alimentos;Indústria de laticínios;Alimentos - Controle de qualidade
Data do documento: 21-Out-2019
Citação: LIMA, Larissa Tenório de. Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO) setor de produção (Dairy Partners Americas Nordeste). 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: Com o desenvolvimento do setor agropecuário as indústrias de laticínios vêm ganhando espaço por ser um segmento que corresponde cerca de 10% do faturamento do setor. Nesse contexto de produção de lácteos, destaca-se a Dairy Partners Americas Nordeste (DPAN), uma joint-venture formada pela indústria de alimentos Nestlé e pela cooperativa Fonterra desde o ano de 2003, e com unidade na cidade de Garanhuns desde 2010. Dessa forma, a participação no programa Jovem Aprendiz na DPAN, teve como objetivo promover a ponte universidade e indústria, permitindo a ampliação de conhecimentos na área de produção de alimentos, controles de processos, gestão de pessoas e fortalecendo a formação do estudante na área da engenharia de alimentos. As atividades desenvolvidas no período do Jovem Aprendiz que ocorreu do dia 03/07/2017 até 02/12/2018, com uma jornada de 4 h diárias (de segunda a sexta) totalizando uma carga horária de 20 h. A empresa possui 7 linhas de produção, onde são produzidos mais de 20 produtos como iogurtes, bebidas lácteas fermentadas e leites fermentados com as marcas Nestlé, Ninho, Neston, Chamyto e Molico, e o envasamento de leite em pó integral e instantâneo da marca Ninho. Ao longo do programa Jovem aprendiz, as atividades desenvolvidas ocorreram no setor da produção, de modo a acompanhar o fluxo produtivo dos iogurtes, bebidas lácteas e leite fermentado da DPA Nordeste, englobando as atividades de rotina dos colaboradores como a passagem de turno (SHO), atuando na manutenção preventiva dos equipamentos (CRE), além disso, a participação no projeto de implementação do 5S na unidade. Dessa forma, a experiência de Jovem Aprendiz na DPAN permitiu ao profissional em formação da área de Engenharia de alimentos, ampliar seus horizontes de formação, permitindo o desenvolvimento de atitudes proativas, e sobretudo o contato direto com a maioria dos conhecimentos vistos desde o início do curso, e conhecendo de fato a cadeia produtiva de alimentos e os problemas reais enfrentados no dia a dia.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1786
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_larissatenóriodelima.pdf742,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.