Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1784
Título: Estudo de caso: programas de autocontrole (PAC) da produção e do controle de qualidade dos produtos acabados em um laticínio
Autor: Gomes, Suellen Arlany Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2232389403841795
Orientador: Silva, Suzana Pedroza da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6336405663208451
Palavras-chave: Alimentos - Indústria - Controle de qualidade;Processos de fabricação;Indústria de laticínios 
Data do documento: 29-Nov-2019
Citação: GOMES, Suellen Arlany Silva. Estudo de caso: programas de autocontrole (PAC) da produção e do controle de qualidade dos produtos acabados em um laticínio. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O estágio supervisionado obrigatório (ESO) curricular em indústrias de alimentos permite que o estudante de engenharia de alimentos abranja seu conhecimento adquirido em sala de aula em áreas específicas de atuação, agregando experiências para sua formação. Os programas de autocontrole visam desenvolver, procedimentos descritos, desenvolvidos, implantados, monitorados e verificados pelo estabelecimento, com vistas a assegurar a inocuidade, a identidade, a qualidade e a integridade dos seus produtos, que incluam, mas que não se limitem aos programas de pré- requisitos, Boas práticas de fabricação (BPF), Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) ou a programas equivalentes reconhecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Este trabalho tem como objetivo aplicar programas de autocontrole no processamento e no controle de qualidade de produtos acabados, para garantir qualidade nos produtos fabricados em uma empresa de laticínio de pequeno porte no município de Venturosa-PE, registrada por Laticínios Produtos e Derivados Uziel Valério da Silva e Cia. LTDA e com nome comercial de Laticínios Produtos Venturosa. O qual produz o total de 8 produtos derivados do leite e possui o selo estadual Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI). As atividades desenvolvidas abrangeram o setor de qualidade e produção, com acompanhamento da fabricação dos produtos, análise de portabilidade de água potável, análises físico-químicas e microbiológicas de produtos acabados e controle Clean in place (CIP) dos equipamentos. Obtendo como sugestões análises sensoriais mais ampliadas, controle estatístico de processo para obtenção de produtos padrão e planejamento e controle de produção para uma melhor organização, lucro e rendimento do processo. O estágio na Indústria de Laticínios Produtos Venturosa contribuiu para o aprendizado profissional como Engenheira de Alimentos. As atividades desenvolvidas durante o estágio demonstraram, o conhecimento e a importância da qualidade da matéria-prima até o produto final, levando em consideração todos os fatores e pontos críticos do processo, logo verificou-se que a interação entre a qualidade e a produção gera produtos com maior rendimento e qualidade, devido a um melhor controle do processo de fabricação e das demais áreas que interfere diretamente no processo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1784
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_suellenarlanysilvagomes.pdf4,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.