Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1781
Título: Práticas corporais de aventura: limites e possibilidades do trato com o conhecimento da unidade temática na BNCC
Autor: Silva, Deygeane Gomes da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8519313699536125
Orientador: Paiva, Andréa Carla de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular;Educação física para crianças - Legislação;Esportes radicais
Data do documento: 11-Dez-2019
Citação: SILVA, Deygeane Gomes da. Práticas corporais de aventura: limites e possibilidades do trato com o conhecimento da unidade temática na BNCC. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This work aims to analyze the thematic unit "Body Practices of Adventure" (PCA) in the National Common Curricular Base (BNCC), identifying the limits and possibilities of dealing with this theme in physical education classes. In this sense, we use documentary research that allows non-immediate but indirect research using the documents produced by man that show their way of living, being and understanding a social fact, through the qualitative method that does not include statistical instrument in the process of analyzing a problem. According to Gomes (2007), this type of research considers four dimensions: the epistemological, because from a science model it is evaluated whether or not a research is scientific; the theoretical, which considers the concepts and principles that guide interpretive work; morphological, since the object of investigation is systematically structured and, finally, the technique, which deals with the control of data collection and the necessary dialogue between them and the theory that raised them. Thus, this type of research the document is the only source of study. In this work, with the curricular document Common National Curriculum Base (BNCC), it was organized at two different moments: the first of information collection in the document, and another of content analysis. This study demonstrates how much we still have to study, therefore, that it is the initial tip foot to understand what is the curriculum of Physical Education at school.
Resumo: Este presente trabalho tem como objetivo analisar a unidade temática “Práticas Corporais de Aventura” (PCA) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), identificando os limites e as possibilidades do trato deste tema nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, utilizamo-nos da Pesquisa Documental que permite a investigação não imediata, mas indireta utilizando os documentos produzidos pelo homem que mostram seu modo de viver, de ser e de entender um fato social, através do método qualitativo que não inclui um instrumento estatístico no processo de análise de um problema. Segundo Gomes (2007), este tipo de pesquisa considera quatro dimensões: a epistemológica, pois a partir de um modelo de ciência se avalia se uma pesquisa é ou não científica; a teórica, que considera os conceitos e princípios que orientam o trabalho interpretativo; a morfológica, uma vez que se estrutura sistematicamente o objeto de investigação e, por último, a técnica, que se ocupa do controle da coleta de dados e do necessário diálogo entre eles e a teoria que os suscitou. Assim, este tipo de pesquisa o documento é a única fonte de estudo. Neste trabalho, com o documento curricular Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi organizado em dois momentos distintos: o primeiro de coleta de informações no documento, e outro de análise do conteúdo. Este estudo demonstra o quanto ainda temos que estudar, portanto, que seja o ponta pé inicial para entendermos o que é o currículo da Educação Física na escola.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1781
Aparece nas coleções:(CDILEF) Trabalho de conclusão de curso

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