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dc.contributor.advisorPaiva, Andréa Carla de-
dc.contributor.authorSilva, Deygeane Gomes da-
dc.date.accessioned2020-01-20T14:47:38Z-
dc.date.available2020-01-20T14:47:38Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationSILVA, Deygeane Gomes da. Práticas corporais de aventura: limites e possibilidades do trato com o conhecimento da unidade temática na BNCC. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1781-
dc.descriptionEste presente trabalho tem como objetivo analisar a unidade temática “Práticas Corporais de Aventura” (PCA) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), identificando os limites e as possibilidades do trato deste tema nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, utilizamo-nos da Pesquisa Documental que permite a investigação não imediata, mas indireta utilizando os documentos produzidos pelo homem que mostram seu modo de viver, de ser e de entender um fato social, através do método qualitativo que não inclui um instrumento estatístico no processo de análise de um problema. Segundo Gomes (2007), este tipo de pesquisa considera quatro dimensões: a epistemológica, pois a partir de um modelo de ciência se avalia se uma pesquisa é ou não científica; a teórica, que considera os conceitos e princípios que orientam o trabalho interpretativo; a morfológica, uma vez que se estrutura sistematicamente o objeto de investigação e, por último, a técnica, que se ocupa do controle da coleta de dados e do necessário diálogo entre eles e a teoria que os suscitou. Assim, este tipo de pesquisa o documento é a única fonte de estudo. Neste trabalho, com o documento curricular Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi organizado em dois momentos distintos: o primeiro de coleta de informações no documento, e outro de análise do conteúdo. Este estudo demonstra o quanto ainda temos que estudar, portanto, que seja o ponta pé inicial para entendermos o que é o currículo da Educação Física na escola.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the thematic unit "Body Practices of Adventure" (PCA) in the National Common Curricular Base (BNCC), identifying the limits and possibilities of dealing with this theme in physical education classes. In this sense, we use documentary research that allows non-immediate but indirect research using the documents produced by man that show their way of living, being and understanding a social fact, through the qualitative method that does not include statistical instrument in the process of analyzing a problem. According to Gomes (2007), this type of research considers four dimensions: the epistemological, because from a science model it is evaluated whether or not a research is scientific; the theoretical, which considers the concepts and principles that guide interpretive work; morphological, since the object of investigation is systematically structured and, finally, the technique, which deals with the control of data collection and the necessary dialogue between them and the theory that raised them. Thus, this type of research the document is the only source of study. In this work, with the curricular document Common National Curriculum Base (BNCC), it was organized at two different moments: the first of information collection in the document, and another of content analysis. This study demonstrates how much we still have to study, therefore, that it is the initial tip foot to understand what is the curriculum of Physical Education at school.pt_BR
dc.format.extent46 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEducação física para crianças - Legislaçãopt_BR
dc.subjectEsportes radicaispt_BR
dc.titlePráticas corporais de aventura: limites e possibilidades do trato com o conhecimento da unidade temática na BNCCpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8519313699536125pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1546386833032185pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
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