Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1777
Título: O processo de inclusão dos alunos com deficiencia visual nas aulas de educação física a partir do conteúdo futebol
Autor: Freitas Júnior, Alexandre Augusto Correia de
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Esportes para pessoas com deficiência visual;Futebol - Treinamento;Educação inclusiva;Jogadores de futebol com deficiência
Data do documento: 12-Dez-2019
Citação: FREITAS JÚNIOR, Alexandre Augusto Correia de. O processo de inclusão dos alunos com deficiencia visual nas aulas de educação física a partir do conteúdo futebol. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This study aimed to analyze the process of inclusion of students with visual impairment in Physical Education classes, from the soccer content. In order to obtain a reflexive diagnosis, which represents the reality of soccer practice for visually impaired people, studies published from digital databases, available via the internet, were analyzed. Using descriptors such as “school football”; “Football of five”; “School physical education”; “Visually impaired”; "inclusion"; In isolation and / or in combination, we selected some studies that were closest to the theme addressed by this work, contributing to a relevant discussion. Thus, this research will address the visual impairment in general, starting from its concepts, and classifications we will also go through the history of the legislation that legitimized the condition of the visually impaired, observing the implications regarding the pedagogical practice in schools and especially in the curricular component. PE. We will also bring the relationship between soccer content and the visually impaired, highlighting the adaptation of the sport to the reality of these people.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física, a partir do conteúdo futebol. Visando obter um diagnóstico reflexivo, que represente a realidade da prática do futebol para pessoas com deficiência visual, foram analisados estudos publicados a partir dos bancos de dados digitais, disponíveis via internet. Utilizando descritores como “futebol escola”; “futebol de cinco”; “educação física escolar”; “deficiente visual”; “inclusão”; de forma isolada e/ou combinada, selecionamos alguns estudos que mais se aproximavam da temática abordada por este trabalho, contribuindo para uma discussão relevante. Desta forma, essa pesquisa abordará a deficiência visual de um modo geral, partindo dos seus conceitos, e classificações percorreremos também pelo histórico da legislação que legitimou a condição dos deficientes visuais, observando as implicações frente à prática pedagógica nas escolas e em especial no componente curricular Educação Física. Traremos ainda, a relação do conteúdo futebol com os deficientes visuais, destacando a adaptação do esporte à realidade dessas pessoas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1777
Aparece nas coleções:(CDILEF) Trabalho de conclusão de curso

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