Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1777
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLindoso, Rosângela Cely Branco-
dc.contributor.authorFreitas Júnior, Alexandre Augusto Correia de-
dc.date.accessioned2020-01-20T13:31:59Z-
dc.date.available2020-01-20T13:31:59Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationFREITAS JÚNIOR, Alexandre Augusto Correia de. O processo de inclusão dos alunos com deficiencia visual nas aulas de educação física a partir do conteúdo futebol. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1777-
dc.descriptionO presente estudo teve por objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física, a partir do conteúdo futebol. Visando obter um diagnóstico reflexivo, que represente a realidade da prática do futebol para pessoas com deficiência visual, foram analisados estudos publicados a partir dos bancos de dados digitais, disponíveis via internet. Utilizando descritores como “futebol escola”; “futebol de cinco”; “educação física escolar”; “deficiente visual”; “inclusão”; de forma isolada e/ou combinada, selecionamos alguns estudos que mais se aproximavam da temática abordada por este trabalho, contribuindo para uma discussão relevante. Desta forma, essa pesquisa abordará a deficiência visual de um modo geral, partindo dos seus conceitos, e classificações percorreremos também pelo histórico da legislação que legitimou a condição dos deficientes visuais, observando as implicações frente à prática pedagógica nas escolas e em especial no componente curricular Educação Física. Traremos ainda, a relação do conteúdo futebol com os deficientes visuais, destacando a adaptação do esporte à realidade dessas pessoas.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the process of inclusion of students with visual impairment in Physical Education classes, from the soccer content. In order to obtain a reflexive diagnosis, which represents the reality of soccer practice for visually impaired people, studies published from digital databases, available via the internet, were analyzed. Using descriptors such as “school football”; “Football of five”; “School physical education”; “Visually impaired”; "inclusion"; In isolation and / or in combination, we selected some studies that were closest to the theme addressed by this work, contributing to a relevant discussion. Thus, this research will address the visual impairment in general, starting from its concepts, and classifications we will also go through the history of the legislation that legitimized the condition of the visually impaired, observing the implications regarding the pedagogical practice in schools and especially in the curricular component. PE. We will also bring the relationship between soccer content and the visually impaired, highlighting the adaptation of the sport to the reality of these people.pt_BR
dc.format.extent44 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEsportes para pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectFutebol - Treinamentopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectJogadores de futebol com deficiênciapt_BR
dc.titleO processo de inclusão dos alunos com deficiencia visual nas aulas de educação física a partir do conteúdo futebolpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3076590717855221pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_alexandreaugustocorreiadefreitasjunior.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.