Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1643
Título: | Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de química |
Autor: | Albuquerque, Edson Severiano de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7276831284746984 |
Orientador: | Leão, Marcelo Brito Carneiro |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2437159839645198 |
Co-orientador : | Souza, Rodrigo Baldow de |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/7464451242948613 |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino;Robótica;Lixo eletrônico - Reaproveitamento |
Data do documento: | 29-Ago-2018 |
Citação: | ALBUQUERQUE, Edson Severiano de. Uma abordagem da robótica sustentável para o ensino de química. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. |
Abstract: | This essay analized a pedagogical pratice with a sustainable robotics in chemis-try teaching, observing how this work could contribute with teaching and learning of topics discussed in the following activity. Some meetings up were realized with 9th grade elementary school student from a private school in order to discuss some chemistry topics related to enviromment education. An eletronical waste collection was done in the neighborhood and these things were used by the students in the de-velopment of three prototypes. After these artifacts building, a questionnaire was aplied to the students and their results were categorized and organized in charts, and later analized. This activity made the students undestand better the problems of dis-posal eletronical waste, promoting, in addition, some solutions, and could enable a praticing where the students learned the real chemistry that many times has been studying only in theory. |
Resumo: | Esta pesquisa fez uma análise de uma prática pedagógica com a Robótica Sustentável no Ensino de Química, observando como esse trabalho pôde contribuir com o ensino e aprendizagem dos temas abordados na atividade. Foram realizados alguns encontros com estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola privada discutindo temas de Química relacionados à Educação Ambiental. Foi feita uma coleta de lixo eletrônico na comunidade de forma que esse material foi utilizado pelos alunos no desenvolvimento de três protótipos. Depois da construção desses artefatos, foi aplicado um questionário com os estudantes de forma que suas respos-tas foram categorizadas e organizadas em tabelas e, consequentemente, analisa-das. Observou-se que a atividade fez com que os alunos entendessem melhor os problemas causados pelo descarte do lixo eletrônico, propondo, inclusive, algumas soluções, e possibilitou uma prática na qual os estudantes puderam aprender assun-tos de Química que muitas vezes são vistos só na teoria simples. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1643 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_edsonseverianodealbuquerque.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.