Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1632
Título: Função quadrática e área máxima de retângulos em livros didáticos do ensino médio: contextualizações e praxeologias matemáticas
Autor: Santos, Jeandson Moura dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5729531258133392
Orientador: Espíndola, Elisângela Bastos de Mélo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0367382856462792
Palavras-chave: Funções (Matemática);Matemática - Estudo e ensino;Livros didáticos
Data do documento: 24-Jul-2019
Citação: SANTOS, Jeandson Moura dos. Função quadrática e área máxima de retângulos em livros didáticos do ensino médio: contextualizações e praxeologias matemáticas. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Ce travail vise à identifier les différents types de contextualisations et la praxéologie mathématique de situations problémes impliquant une fonction quadratique et une surface maximale de rectangles. En tant que référence théorique, nous sommes guidés par des études sur les différents types de contextualisation pour l’enseignement des mathématiques et de la théorie anthropologique du didactique.Dans les procédures méthodologiques ont été consultés huit manuels de la 1ère année du lycée. Les catégories d'analyse étaient de quatre types de contextualisation: mathématique, quotidienne, interdisciplinaire et historique. Les résultats présentés sont liés à l'enquête sur les manuels d'introduction au chapitre, aux activités résolues et aux activités proposées pour résoudre le problème des élèves. En tant qu’analyse des types de tâches et de techniques du thème spécifique de la valeur maximale et de la valeur minimale de la fonction quadratique dans les manuels, nous mettons en évidence l’absence de contextualisation mathématique dans l’introduction du thème, mais sa présence marquée dans les activités résolus et proposés à la résolution des étudiants. En ce qui concerne l'organisation mathématique, trois types de tâches et de techniques avec plusieurs sous-types ont été identifiés. Le plus proposé dans les manuels est la tâche de calculer les mesures sur les côtés d’un rectangle pour que sa surface soit maximale avec sa technique: Utilisez le calcul du sommet de la parabole de la fonction quadratique pour déterminer les dimensions des côtés d'un rectangle pour que sa surface soit maximale.
Resumo: Este trabalho, tem por objetivo identificar os diferentes tipos de contextualizações e a praxeologia matemática de situações-problema envolvendo Função Quadrática e Área Máxima de Retângulos. Como referencial teórico nos norteamos por estudos sobre os diferentes tipos de contextualização para o ensino de Matemática e na Teoria Antropológica do Didático. Nos procedimentos metodológicos foram consultados oito livros didáticos do 1° ano do Ensino Médio. As categorias de análise foram quatro tipos de contextualização: matemática, no cotidiano, interdisciplinar e histórica. Os resultados apresentados são referentes ao levantamento nos livros didáticos sobre a introdução do capítulo, as atividades resolvidas e as atividades propostas à resolução dos alunos sobre o tema. Assim como, análise dos tipos de tarefas e de técnicas no tópico específico de Valor Máximo e Valor Mínimo da Função Quadrática nos livros didáticos. Dentre os resultados, destaca-se a ausência da contextualização matemática na Introdução do tema, mas sua marcante presença nas atividades resolvidas e propostas à resolução dos alunos. Quanto à organização matemática, foram identificados três tipos de tarefas e de técnicas com vários subtipos. Sendo a mais proposta nos livros didáticos a tarefa de calcular as medidas dos lados de um retângulo para que sua área seja máxima com a respectiva técnica: Utilizar o cálculo do vértice da parábola da Função Quadrática para determinar as medidas dos lados de um retângulo para que sua área seja máxima.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1632
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_jeandsonmouradossantos.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.