Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1627
Título: Uma abordagem sociolinguística: o fenômeno de monotongação no EJA em escolas públicas do interior do Agreste de Pernambuco
Autor: Andrade, Lorena Félix de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4998384640491195
Orientador: Silva, André Pedro da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0620934260898634
Palavras-chave: Fonética;Linguagem e línguas - Variação;Educação de jovens e adultos
Data do documento: 8-Jul-2019
Citação: ANDRADE, Lorena Félix de. Uma abordagem sociolinguística: o fenômeno de monotongação no EJA em escolas públicas do interior do Agreste de Pernambuco. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: El fenómeno de monotongación resulta de la eliminación de la glide de un diptongo y eso ocurre en función de factores internos y externos a la lengue, a través de la formación, en general, por diptongos compuesto. Conforme Câmara Jr (2015), el monotongo se constituye da la vocal simple que resulta de ese proceso, principalmente, cuando la ortografía sigue la indicación de que hay un diptongo y él aún se realiza en un lenguaje más cautelosa. A través de esa premisa, se pensará en las interferencias en la vida de los alumnos como hablantes que dominan la lengua y que varían en ella, una vez que el habla interfiere en la escrita. Esta investigación será desarrollada sobre el presuposto de que primero aprendemos el habla y, a partir de eso, aprendemos el advenimiento de la lengua escrita. Autores como Câmara Jr. (2015), Bagno (2007), Silva (2066), Marcuschi (2008) entre otros forman las bases teóricas que componen este artículo. La aplicación de la investigación, sin embargo, será a través de palavras y frasis propícia a al evento linguístico, seguida de un análisis realizada considerando tanto factores sociales (localidad, rango de edad y sexo biológico) cuando factores linguístico (tipo de diptongo, contexto fonológico siguiente) en una escula de la zona urbana y otra de la zona rural ambas ubicadas en Passira, interior del Agreste de Pernambuco, siendo a partir esto que se presentarán los resultados.
Resumo: O fenômeno de monotongação dá-se pelo apagamento do glide de um ditongo, este evento ocorre em virtude de fatores internos e externos à língua, formando-se, geralmente, por ditongos compostos. De acordo com Câmara Jr. (2015), o monotongo constitui-se da vogal simples resultante deste processo, principalmente, quando a ortografia continua a indicar que há o ditongo e ele ainda se realiza em uma linguagem mais cautelosa. Através desta premissa, pensar-se-á nas interferências na vida dos alunos como falantes que dominam a língua e que variam nela, uma vez que a fala interfere na escrita. Esta pesquisa será pensada à luz do pressuposto de que primeiro aprendemos a falar e, só assim, entramos no advento da língua escrita. Autores como Câmara Jr. (2015), Bagno (2007), Silva (2006), Marcuschi (2008) entre outros formam as bases teóricas que compõem este artigo. A aplicação da pesquisa, no entanto, será através de palavras e frases propícias ao evento linguístico, seguida de uma análise realizada considerando tanto fatores sociais [localidade, faixa etária e sexo biológico] quanto fatores linguísticos [tipo de ditongo e contexto fonológico seguinte] em uma escola da zona urbana e outra da zona rural ambas localizadas em Passira, interior do Agreste de Pernambuco; sendo a partir destes dados que serão apresentados os resultados.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1627
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_lorenafélixdeandrade.pdf497,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.