Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1606
Título: Análise técnico econômica do maquinário da oficina mecânica do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais
Autor: Assis, Lilian Kássia Cavalcante da Silva de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0782464542495200
Orientador: Montoya, Maxime
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2179327647405825
Palavras-chave: Usinagem;Engenharia de custos;Procedimento operacional padrão - POP
Data do documento: 21-Jan-2019
Citação: ASSIS, Lilian Kássia Cavalcante da Silva de. Análise técnico econômica do maquinário da oficina mecânica do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais. 77 f. Trabalho de conclusão de curso. (Tecnólogo em Mecânica- Processos industriais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019.
Resumo: A análise de custos e o desenvolvimento de uma rotina padronizada para tal, em qualquer processo produtivo, são de grande importância para garantir o crescimento contínuo de uma empresa. Dessa forma, foi aplicada uma metodologia para análise dos dispêndios para fabri- cação de peças mecânicas na oficina Mecânica do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais – INTM, baseada nos conceitos gerados pela Engenharia de cus- tos. Uma rotina para estudo das peças foi definida e aplicada para um suporte de amostras embutidas de uma lixadeira politriz automática, que consiste de três peças fixadas entre si. Para todas elas foram definidos os roteiros de fabricação de menor custo, sendo possível a obtenção do orçamento para fabricação de cada uma das partes e, consequentemente, para o suporte. A metodologia foi considerada eficiente e adequada para a oficina em estudo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1606
Aparece nas coleções:TCC - Mecânica - Processos Industriais (UACSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_liliankassiacavalcantedasilvadeassis.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.