Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1586
Título: A concepção e a abordagem da língua no livro didático de espanhol para brasileiros: do viés veicular ao humanista
Autor: Macêdo, Danilo Arcelino de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4954956708404001
Orientador: Oliveira, Flávia Farias de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0567981026894586
Palavras-chave: Língua espanhola (Ensino médio) - Estudo e ensino;Humanismo na literatura;Linguagem e línguas
Data do documento: 11-Jul-2019
Citação: MACÊDO, Danilo Arcelino de. A concepção e a abordagem da língua no livro didático de espanhol para brasileiros: do viés veicular ao humanista. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: El presente trabajo resulta de una investigación que busca reflexionar acerca de qué modo la concepción de lengua adoptada para un proyecto de educación se desdobla en la elaboración del libro-texto seleccionado por el Programa Nacional del Libro Didáctico (PNLD). Con este fin, se hace aquí un recuento histórico de los elementos que influenciaron la adhesión del español como lengua vehicular (lengua como instrumento de comunicación / funcionalismo), humanista y sociointeracionista (lengua como práctica social) en Brasil y sus respectivos avances en lo que se refiere a la metodología de la enseñanza de lengua; en un segundo momento, se da el análisis del volumen 3 del libro didáctico Cercanía Joven para la enseñanza media a fin de observar qué discurso se concreta a través del material didáctico en el año en que se concluye la Enseñanza Básica. La bibliografía utilizada en esta investigación incluye documentos oficiales del Ministerio de Educación (MEC) del gobierno brasileño, que proporcionan orientaciones de cómo debe ser el proceso de enseñanza y aprendizaje en Brasil, además de referencias relacionadas a la enseñanza de lenguas extranjeras. El resultado de la investigación evidencia que a pesar de la falta de algunos elementos y de no asumir sólo una concepción de lengua consonante con lo propuesto por los documentos oficiales del período (OCEM, PCN, PNLD, BNCC), el libro analizado, si se adopta, da condiciones para que el profesor promueva un proceso de enseñanza / aprendizaje de una lengua extranjera con foco en una formación ciudadana, inclusiva e integracionista.
Resumo: O presente trabalho resulta de uma pesquisa que busca refletir sobre de que modo a concepção de língua adotada para um projeto de educação se desdobra na elaboração do livro didático selecionado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Com este fim, faz-se aqui um apanhado histórico dos elementos que influenciaram a adesão do espanhol como língua veicular (língua como instrumento de comunicação/funcionalismo), humanista e sociointeracionista (língua como prática social) no Brasil e seus respectivos avanços no que tange à metodologia do ensino de língua; em um segundo momento, dá-se a análise do volume 3 do livro didático Cercanía Joven para o ensino médio a fim de observar qual discurso se concretiza através do material didático no ano em que se conclui o ciclo do Ensino Básico. A bibliografia utilizada nesta pesquisa inclui documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) do governo brasileiro, que fornecem orientações de como deve ser o processo de ensino e aprendizagem no Brasil, além de referências relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras. O resultado da pesquisa evidencia que apesar da falta de alguns elementos e de não se assumir apenas uma concepção de língua consonante com o proposto pelos documentos oficiais do período (OCEM, PCN, PNLD, BNCC), o livro analisado, se adotado, dá condições para que o professor promova um processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira com foco em uma formação cidadã, inclusiva e integracionista.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1586
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_daniloarcelinodemacêdo.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.