Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1504
Título: Programas de autocontrole (PAC) de laboratório e controle de qualidade do produto final: estudo de caso - Valelac Indústria de Laticínios Eireli
Autor: Nunes, Ana Paula Rodrigues
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0677007477872976
Orientador: Silva, Suzana Pedroza da
Silva, Liliane Andrade da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6336405663208451
Palavras-chave: Derivados do leite;Indústria de laticínios;Controle de qualidade
Data do documento: 12-Jul-2019
Citação: NUNES, Ana Paula Rodrigues. Programas de autocontrole (PAC) de laboratório e controle de qualidade do produto final: estudo de caso - Valelac Indústria de Laticínios Eireli. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é a forma de contato mais próxima que o estudante de engenharia de alimentos tem com o mercado de trabalho, permitindo o desenvolvimento de habilidades, o ajuste de perfil profissional e ainda a prática de conhecimentos teóricos de forma dinâmica. Assim, a troca de experiência fará com que o novo profissional torne-se mais preparado para atuar em diferentes áreas e lidar com a complexidade da realidade cotidiana. O estágio curricular traz um despertar de ideias, promove a capacidade de resolução de problemas, percepção e adaptação ao dinamismo industrial e aperfeiçoa habilidades como proatividade e criatividade. O objetivo deste trabalho foi descrever as atividades desenvolvidas durante o período de ESO, realizado na ValeLac Indústria de Laticínios Eireli, uma empresa de pequeno porte com um grande potencial de expansão no mercado de lácteos no Nordeste, localizada no município de Pedra - PE. Atualmente a empresa produz os seguintes produtos: requeijão cremoso e tipo catupiry, doce de leite, manteiga com sal, manteiga de garrafa, queijo coalho tipo A, B e com orégano, queijo mussarela, queijo de manteiga, queijo de manteiga light, ricota fresca, minas frescal, e, após a ampliação, entrará a produção de requeijão de manteiga e bebidas lácteas, nos sabores de morango, ameixa, graviola e frutas amarelas. As atividades desenvolvidas compreenderam o setor de controle de qualidade, abrangendo análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais, desde a matéria-prima ao produto acabado, bem como o acompanhamento pós-produção até o fim de validade. As análises permitiram a realização de qualquer intervenção necessária durante o processo produtivo, revertendo anormalidades e prosseguindo o envase. O período de realização do ESO permitiu unir o conhecimento acadêmico com a vivência industrial e entender a extensão da aplicabilidade de tudo que foi visto durante o curso teoricamente, abrindo horizontes acerca do quanto ainda é necessário aprender. O estágio na Valelac, no setor de controle de qualidade, foi uma excelente oportunidade para desenvolver as atividades em diversas áreas dentro da fábrica, estimulando soluções de problemas e garantindo um produto lácteo seguro ao consumidor.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1504
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_anapaularodriguesnunes.pdf3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.