Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1494
Título: Doença degenerativa valvar mitral e de tricúspide com hipertensão pulmonar e disfunção sistólica secundária em cão: relato de caso
Autor: Paz, Anderson Valdecy Sales da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0129089662400896
Orientador: Lorena, Silvia Elaine Rodolfo de Sá
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8659871145469177
Palavras-chave: Cão - Doenças;Cardiologia veterinária
Data do documento: 20-Ago-2018
Citação: PAZ, Anderson Valdecy Sales da. Doença degenerativa valvar mitral e de tricúspide com hipertensão pulmonar e disfunção sistólica secundária em cão: relato de caso. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: A doença mixomatosa atrioventricular é a cardiopatia de maior incidência na Clínica Médica de caninos, atingindo principalmente o cão senil. É uma doença de etiologia incerta, porém, o fator genético tem grande importância. Dependendo do estágio da doença, os animais são assintomáticos ou podem apresentar sinais de insuficiência cardíaca, que tendem a se agravar e a desenvolver complicações com a evolução da doença. Objetivou-se relatar um caso de doença degenerativa valvar mitral e de tricúspide com hipertensão pulmonar e disfunção sistólica secundária em uma fêmea canina atendida no Hospital Veterinário da UAG - UFRPE que apresentava tosse paroxística com evolução de seis meses e ascite há 40 dias, além de polidpsia e episódios de síncope.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1494
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_andersonvaldecysalesdapaz.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.