Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1494
Title: Doença degenerativa valvar mitral e de tricúspide com hipertensão pulmonar e disfunção sistólica secundária em cão: relato de caso
Authors: Paz, Anderson Valdecy Sales da
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/0129089662400896
metadata.dc.contributor.advisor: Lorena, Sílvia Elaine Rodolfo de Sá
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/8659871145469177
Keywords: Cães - Doenças;Cardiologia veterinária
Issue Date: 20-Aug-2018
Citation: PAZ, Anderson Valdecy Sales da. Doença degenerativa valvar mitral e de tricúspide com hipertensão pulmonar e disfunção sistólica secundária em cão: relato de caso. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Description: A doença mixomatosa atrioventricular é a cardiopatia de maior incidência na Clínica Médica de caninos, atingindo principalmente o cão senil. É uma doença de etiologia incerta, porém, o fator genético tem grande importância. Dependendo do estágio da doença, os animais são assintomáticos ou podem apresentar sinais de insuficiência cardíaca, que tendem a se agravar e a desenvolver complicações com a evolução da doença. Objetivou-se relatar um caso de doença degenerativa valvar mitral e de tricúspide com hipertensão pulmonar e disfunção sistólica secundária em uma fêmea canina atendida no Hospital Veterinário da UAG - UFRPE que apresentava tosse paroxística com evolução de seis meses e ascite há 40 dias, além de polidpsia e episódios de síncope.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1494
Appears in Collections:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_andersonvaldecysalesdapaz.pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.