Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1479
Título: A utilização da sequência didática interativa no ensino da astronomia nos anos inicias do ensino fundamental
Autor: Barros, Edileuza da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4550204971901245
Orientador: Alencar, Anderson Fernandes de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9517716593738845
Palavras-chave: Astronomia;Didática;Ensino fundamental
Data do documento: 26-Jul-2019
Citação: BARROS, Edileuza da Silva. A utilização da sequência didática interativa no ensino da astronomia nos anos inicias do ensino fundamental. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da construção teórica para a elaboração de atividades de Astronomia: O Sistema Sol, terra e lua em uma turma de 4º ano do ensino fundamental, utilizando a Sequência Didática Interativa como ferramenta de coleta de dados, com o objetivo de analisar os conhecimentos prévios dos alunos e as possíveis mudanças destes conhecimentos dos alunos do 4º ano do ensino fundamental em relação a astronomia sistema sol, terra e lua. A pesquisa-ação é principalmente uma modalidade de intervenção coletiva inspirada nas técnicas de tomadas de decisão, que associa atores e pesquisadores em procedimentos conjuntos com vista a melhorar uma situação precisa, avaliada com base em conhecimentos sistemáticos da situação inicial e apreciada com base em uma formulação compartilhada de objetivos de mudanças. Buscando evidenciar a necessidade e a importância da pesquisa e da participação ativa dos alunos nas aulas. Com foco nos movimentos de rotação dia e noite, translação da terra e as estações do ano, e as fases da lua. Abordagem qualitativa é um método de investigação científica em que se estuda as suas particularidades e experiências dos sujeitos envolvidos. Após o levantamento prévio dos alunos e as reflexões teóricas propomos atividades práticas que envolveram os alunos de forma dinâmica e prática ao mesmo tempo, sempre por meio da dialogicidade para facilitar a interação entre os pares, o que nos possibilitou desenvolver habilidades, na fala e na escrita, bem como na aquisição da linguagem científica e seu uso. Por meio do depoimento do aluno, podemos perceber que houve uma aprendizagem significativa com a apropriação de novos saberes.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1479
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_edileuzadasilvabarros.pdf652,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.