Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1479
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alencar, Anderson Fernandes de | - |
dc.contributor.author | Barros, Edileuza da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-10T13:28:29Z | - |
dc.date.available | 2019-09-10T13:28:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Edileuza da Silva. A utilização da sequência didática interativa no ensino da astronomia nos anos inicias do ensino fundamental. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1479 | - |
dc.description | Este trabalho apresenta os resultados da construção teórica para a elaboração de atividades de Astronomia: O Sistema Sol, terra e lua em uma turma de 4º ano do ensino fundamental, utilizando a Sequência Didática Interativa como ferramenta de coleta de dados, com o objetivo de analisar os conhecimentos prévios dos alunos e as possíveis mudanças destes conhecimentos dos alunos do 4º ano do ensino fundamental em relação a astronomia sistema sol, terra e lua. A pesquisa-ação é principalmente uma modalidade de intervenção coletiva inspirada nas técnicas de tomadas de decisão, que associa atores e pesquisadores em procedimentos conjuntos com vista a melhorar uma situação precisa, avaliada com base em conhecimentos sistemáticos da situação inicial e apreciada com base em uma formulação compartilhada de objetivos de mudanças. Buscando evidenciar a necessidade e a importância da pesquisa e da participação ativa dos alunos nas aulas. Com foco nos movimentos de rotação dia e noite, translação da terra e as estações do ano, e as fases da lua. Abordagem qualitativa é um método de investigação científica em que se estuda as suas particularidades e experiências dos sujeitos envolvidos. Após o levantamento prévio dos alunos e as reflexões teóricas propomos atividades práticas que envolveram os alunos de forma dinâmica e prática ao mesmo tempo, sempre por meio da dialogicidade para facilitar a interação entre os pares, o que nos possibilitou desenvolver habilidades, na fala e na escrita, bem como na aquisição da linguagem científica e seu uso. Por meio do depoimento do aluno, podemos perceber que houve uma aprendizagem significativa com a apropriação de novos saberes. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A utilização da sequência didática interativa no ensino da astronomia nos anos inicias do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4550204971901245 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9517716593738845 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Garanhuns | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Garanhuns | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_edileuzadasilvabarros.pdf | 652,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.