Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1478
Título: Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO) - Valelac
Autor: Santos, Elyson José Neves dos
Orientador: Chinelate, Gerla Castello Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3083684128673144
Palavras-chave: Indústria de laticínios;Derivados do leite;Controle de qualidade
Data do documento: 21-Dez-2018
Citação: SANTOS, Elyson José Neves dos. Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO) - Valelac. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) curricular é o momento de aproximação com a realidade do mercado de trabalho, no qual o aluno poderá praticar as teorias adquiridas ao longo da graduação, sendo uma atividade de extrema importância na formação profissional do curso de Engenharia de Alimentos, buscando sempre uma relação entre a teoria e a prática do ambiente em que irá atuar. Esse é um momento privilegiado do processo ensino-aprendizagem e uma importante ferramenta de integração entre teoria, prática e formação profissional. O estágio possibilita ao acadêmico, firmar seus conhecimentos com os entraves que somente a prática por meio do dia-a-dia pode oferecer. Assim, a troca de experiência fará com que o novo profissional torne-se mais preparado para atuar em diferentes áreas e lidar com a complexidade da realidade cotidiana. O objetivo deste trabalho descreve as atividades desenvolvidas durante o período de estágio na empresa VALELAC Indústria de Laticínios Eireli. Na fábrica em Pedra-PE onde foi realizado o estágio tem como produtos o Requeijão Cremoso, Doce de Leite, Manteiga com Sal, Manteiga de garrafa, Queijo tipo artesanal e coalho, Queijo coalho com Orégano, Queijo Mussarela, Queijo de Manteiga, Queijo de Manteiga Light, Queijo Minas Frescal e Ricota Fresca. As atividades de consistiram ao estagiário foram realizar análises físico-químicas no recebimento do leite cru, Controle de Qualidade do Produto Final e Acompanhamento de Fabricação dos Produtos. No decorrer do estágio, foi possível aplicar conhecimentos que adquirir ao longo da graduação em Engenharia de Alimentos. O ESO me proporcionou na pratica, o quão Engenheiro de Alimentos é importante na Indústria, podendo contribuir significativamente no desenvolvimento de qualquer seguimento fabril.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1478
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_elysonjosénevesdossantos.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.