Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1446
Título: Mineração de dados aplicada a análise de desempenho de alunos no 5º ano do ensino fundamental
Autor: Silva, Rodrigo Jacinto da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0387528027653635
Orientador: Silva, Paulo Mello da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8976586263200932
Palavras-chave: Ensino fundamental;Rendimento escolar;Tecnologia da informação
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Rodrigo Jacinto da. INFORME.CITY: Mineração de dados aplicada a análise de desempenho de alunos no 5º ano do ensino fundamental. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: Differences in the educational performance of students can be seen through evidence made byschools and evaluations of government educational systems, and this performance is directlylinked with socioeconomic of student and school structures as well as their teachers. One ofthe evaluations made by the INEP (National Institute of Research Studies) to evaluate theperformance of elementary school students, in which this work is dedicated, was created SAEB(System of Evaluation of Basic Education). Through the data provided by SAEB, a more detailedanalysis of student performance can be made. The aim of this work is to use computationaltechniques to analyze data from the SAEB referring to students of the 5th year of elementaryschool in the state public schools of pernambuco. In order to perform this work, the CRISP-DM(Cross Industry Standard Process for Data Mining) methodology was used, making use of all itssteps to better understand and organize the data. The work made use of the Weka software, whichin turn helped in the application of techniques and algorithms for the analysis of the database.The research was able to bring the development of a performance model to assist educationalmanagers and teachers in decision making.
Resumo: Diferenças no desempenho educacional dos alunos podem ser visto através de provas feitas pelas escolas e avaliações dos sistemas educacionais do governo, podendo este desempenho está ligado diretamente com socioeconômico do estudante e estruturas das escolas bem como seus docentes.Uma das avaliações feitas pelo INEP (Instituto nacional de estudos de pesquisas) para avaliara performance dos discentes do ensino fundamental, o qual este trabalho se dedica, foi criado SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Através dos dados fornecidos pelo SAEB,é possível ser feita uma análise mais detalhada sobre o desempenho dos alunos. O objetivo desse trabalho é utilizar técnicas computacionais para analisar os dados do SAEB referente aos alunos do 5◦ano do ensino fundamental das escolas públicas de estado de Pernambuco.Assim para que esse trabalho fosse realizado, foi utilizada a metodologia CRISP-DM (CrossIndustry Standard Process for Data Mining) fazendo uso de todas as suas etapas para melhor entendimento e organização dos dados. O trabalho fez o uso do software Weka, que por sua vez ajudou na aplicação de técnicas e algoritmos para a análise da base de dados. A pesquisa pode trazer o desenvolvimento de um modelo de desempenho para auxiliar os gestores educacionais e professores na tomada de decisão
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1446
Aparece nas coleções:(UASTBSI) Trabalho de conclusão de curso

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