Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1411
Título: Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): avaliação da qualidade, do uso e determinação do índice de consumo de água de uma indústria de cerveja artesanal - Indústria de Bebidas Garanhuns Ltda
Autor: Menezes, Maria Carolina Rafael Carneiro de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6037954289073414
Orientador: Santos, André Felipe de Melo Sales
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2607034933775460
Palavras-chave: Água – Qualidade;Água – Uso;Cerveja – Indústria
Data do documento: 22-Ago-2018
Citação: MENEZES, Maria Carolina Rafael Carneiro de. Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): avaliação da qualidade, do uso e determinação do índice de consumo de água de uma indústria de cerveja artesanal - Indústria de Bebidas Garanhuns Ltda. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: A disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é uma etapa fundamental na formação profissional de um discente, momento em que são colocados em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso de engenharia de alimentos. Neste trabalho, além das atividades da rotina de um estágio em ambiente de produção, foi desenvolvido um estudo em paralelo relacionado ao uso da água em uma cervejaria artesanal, de pequeno porte localizado na cidade de Garanhuns-PE, avaliando a sua qualidade e determinação do índice de consumo. A partir da avaliação da qualidade da água utilizada no processo (água bruta) e dos usos industriais verificados foi realizada uma avaliação de perdas (quantitativa) de água durante as atividades fabris e o índice de água utilizado para a produção. Determinou-se que a produção de cerveja artesanal da empresa estudada utiliza cerca de 6,68 L de água para cada litro de cerveja produzido, sendo gerados 5,68L de efluente para cada litro de cerveja produzido, sendo 82% da água utilizada perdida como efluente. Esse estudo é uma importância ferramenta para estimativas de consumo de água e geração de efluentes em novos projetos industriais nesse segmento, sendo relevante tendo em vista a carência de dados para cervejas artesanais no Brasil atualmente.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1411
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_mariacarolinarafaelcarneirodemenezes.pdf717,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.