Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/141
Título: Nota prévia sobre uso de Amiláceo de Babaçu (Orbignya Martiana BARB. RODR.), como nova fonte energética, em rações para crescimento e acabamento de suínos.
Autor: Santos, João Baptista Oliveira dos
Henrique Filho, José
Palavras-chave: Suínos - Alimentação e rações;Suíno - Criação
Data do documento: 1978
Citação: SANTOS, João Baptista Oliveira dos; HENRIQUE FILHO, José. Nota prévia sobre uso de Amiláceo de Babaçu (Orbignya Martiana BARB. RODR.), como nova fonte energética, em rações para crescimento e acabamento de suínos. Cadernos Ômega, Recife, v.2, n.2, p. 137-144, dez. 1978.
Abstract: Foi efetuado um experimento no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, para verificar a possibilidade da substituição parcial ou total do milho por "amiláceo de babaçu", em ração para crescimento e acabamento de suínos. Utilizaram-se 42 suínos^ machos, castrados, mestiços Landrace, com aproximadamente 120 dias de idade, no inicio do experimento, distribuídos num delineamento em blocos ao acaso, com 2 tratamentos e 7 repetições com dois indivíduos em cada uma: T\-Milho; T2-Substituição de 50% de milho por 50% da mistura de farelo de soja/ amiláceo de babaçu; e T^-Substituição de 100% de milho por 100% da mistura de farelo de soja/amiláceo de babaçu.As rações foram isoprotéicas e dadas ad libitum. O período experimental foi de 56 dias. Os resultados mostraram que a substituição de milho por uma mistura isoprotéica de farelo de soja/amiláceo de babaçu, em ração para crescimento e acabamento de suínos, reduz, linearmente, ganho de peso e eficiência alimentar. É sugerida a repetição do experimento, usando-se melaço, como aglutinante, e suplementação com metionina.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/141
Aparece nas coleções:v. 2, n. 2, dez. 1978

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_v2_n2_1978_13.pdf209,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.