Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1406
Título: Sistema de garantia da qualidade (Dairy Partners Americas Nordeste)
Autor: Libório, Pedro Tenório de Holanda Rocha
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0621424775098005
Orientador: Bernadino Filho, Raimundo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9795918447046199
Palavras-chave: Indústria de laticínios;Laticínios;Indústria - Controle de qualidade
Data do documento: 5-Fev-2019
Citação: LIBÓRIO, Pedro Tenório de Holanda Rocha. Sistema de garantia da qualidade (Dairy Partners Americas Nordeste). 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O estágio supervisionado obrigatório é uma experiência de extrema importância para o ingresso no mercado de trabalho, tendo o objetivo de complementar o aprendizado no curso de graduação, através da inserção no meio profissional de uma indústria alimentícia. O programa de jovem aprendiz também é uma forma de ingresso no mercado de trabalho, tendo benefícios de manter o jovem em contato com a rotina do mercado de trabalho. Através da rotina na empresa foi possível absorver muito conhecimento, ao conhecer o dia a dia de um profissional inserido em uma indústria, adquirindo experiência necessária ao exercício profissional na fábrica de laticínios. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever as atividades desenvolvidas no período do jovem aprendiz que ocorreu desde o dia 17/04/2017 até o dia 18/09/2018, com uma jornada de 4 horas diárias (de segunda a sexta) totalizando uma carga horária de 4 horas diárias na Dairy Partners Americas Nordeste (DPAN), uma joint venture formada pela empresa de alimentos Nestlé e a cooperativa de laticínios Fonterra, desde 2003, localizada em Garanhuns/PE, no bairro da Boa Vista, desde o ano de 2010. A unidade funciona os sete dias da semana, 24 horas por dia, tendo 7 linhas de produção, onde são produzidos 18 produtos refrigerados, como iogurtes, bebidas lácteas fermentadas e leites fermentados com as marcas Nestlé, Ninho Soleil, Neston, Chamyto e Molico, e 1 linha de envasamento de leite em pó integral e instantâneo da marca Ninho. A produção ocorre em bateladas, onde após o envasamento o produto segue para a câmara fria, onde são estocados. Nos primeiros meses do programa, o aprendiz conhece o funcionamento da fábrica e desenvolve diferentes tarefas relacionadas ao setor em que estiver inserido, no caso, a Garantia da Qualidade (GQ), realizando atividades como análise de ferramentas da qualidade usadas diariamente, coletas de produtos terminados para serem realizadas análises oficiais das amostras em laboratório credenciado pelo MAPA. Foi vivenciado na prática o conhecimento do processo produtivo, acompanhamento e verificação de resultados das análises físicoquímicas e microbiológicas, shelf-life do produto terminado e todo o controle de qualidade para manter o produto com qualidade e segurança padrão Nestlé. Foi possível complementar a formação do aluno, proporcionando uma experiência acadêmica-profissional única para conseguir se inserir no mercado de trabalho, tendo conferido conhecimento e relações interpessoais relacionadas à profissão.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1406
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_pedrotenóriodeholandarochalibório.pdf466,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.