Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1400
Título: Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): Dairy Partners Americas Nordeste Produtos Alimentícios Ltda - vivências na garantia da qualidade e no sistema de inspeção federal
Autor: Costa, Mariana Alves da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9839026932646816
Orientador: Ribeiro, Daniele Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1517959077516490
Palavras-chave: Indústria de laticínios;Indústria de laticínios - Inspeção;Controle de qualidade
Data do documento: 9-Ago-2018
Citação: COSTA, Mariana Alves da. Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): Dairy Partners Americas Nordeste Produtos Alimentícios Ltda - vivências na garantia da qualidade e no sistema de inspeção federal. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante o estágio supervisionado obrigatório na empresa DPA Nordeste, setor de Garantia da Qualidade, que teve duração total de 300 horas. A empresa está inserida no setor de produtos lácteos e inclui em seu portfólio de produtos, iogurtes, bebidas lácteas, sobremesas, leite fermentado e petit suisse. Trata­se de uma joint­venture Nestlé e Fonterra e atua no mercado desde 2003 com marcas como Nestlé, Ninho, Molico, Chamyto, Chambinho e Chandelle. Nesse período, as principais atividades realizadas foram associadas ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), sendo responsabilidades da estagiária: realizar a comunicação oficial com o SIF; atualizar o Programa de Autocontrole (PAC) da Fábrica; atualizar os anexos da Instrução Normativa nº49 de 2009; enviar amostras oficiais e de monitoramento ao LANAGRO­PE e/ou laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, acompanhar a atualização dos registros de produtos na PGA (Plataforma de Gestão Agropecuária); acompanhar as verificações oficiais dos elementos de controle e elaborar os planos de ação referentes às mesmas; controlar e verificar os registros do monitoramento diário dos elementos de controle e verificações semestrais previstos no PAC. Além disso, foram realizadas atividades da rotina de qualidade como verificação dos registros do dossiê de produção, montagem da degustação diária, verificação de controles de temperatura do leite, das câmaras de conservação e/ou armazenamento de matérias­ primas e produtos acabados, de equipamentos e dos produtos acabados, atualização de documentos no sistema DMS, estratificação de resultados de análises, consultas e transações no sistema SAP, realização de integração de novos colaboradores quanto às boas práticas de fabricação e treinamentos de controle de documentação e On the Job. Dessa forma, foi possível aprimorar e aplicar o conhecimento adquirido durante a graduação, obter experiência no ambiente corporativo e na rotina industrial de produção de lácteos, combinando teoria e prática.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1400
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_marianaalvesdacosta.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.