Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1399
Título: Relatório de estágio supervisionado (ESO): vigilância sanitária - VISA do Município de Garanhuns - PE
Autor: Silva, Maria Fernanda da
Endereco Lattes do autor: Não encontrado
Orientador: Silva, Suzana Pedroza da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6336405663208451
Palavras-chave: Vigilância Sanitária;Alimentos - Adulteração e inspeção;Alimentos - Controle de qualidade
Data do documento: 9-Ago-2018
Citação: SILVA, Maria Fernanda da. Relatório de estágio supervisionado (ESO): vigilância sanitária - VISA do Município de Garanhuns - PE. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: No município de Garanhuns a Vigilância Sanitária localizada na Avenida Joaquim Távora, s/n, Heliópolis, desenvolve ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde. Para garantir segurança ao consumidor são realizadas visitas de inspeções onde são fiscalizados todos os setores, atendimentos de denúncias feitas pela própria população, coletas de amostras para análises laboratoriais, ações educativas, entre outros. A VISA municipal promove uma saúde preventiva a população atuando de acordo com o que determina a legislação, dentre as atividades inspecionadas pela Vigilância Sanitária estão: comércio varejista e atacadista de alimentos em geral, restaurantes, lanchonetes, bares, distribuidora e transportadora de medicamentos, cosméticos e produtos para saúde, consultórios médicos e odontológicos, academias, dedetizadoras, dentre outros. Todos os estabelecimentos sujeitos ao controle e à fiscalização sanitária devem possuir Alvará Sanitário (Licença Sanitária). A Vigilância Sanitária do Município de Garanhuns fica localizado na Avenida Joaquim Távora, s/n, Heliópolis, na cidade de Garanhuns/PE. Durante as fiscalizações do setor alimentício são avaliadas as questões de boas práticas de fabricação (BPF) e as condições higienicossanitária e estruturais do local. Para isso utilizamos a RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, que no caso da VISA municipal, é complementada principalmente pelo Código Sanitário do município de Garanhuns e o Código Sanitário do estado de Pernambuco. Mesmo tendo que realizar também atividades relacionadas à saúde, um pouco diferentes da área de alimentos, não houveram dificuldades devido ao suporte dado pela equipe onde pude retirar todas as dúvidas que surgiram no decorrer do ESO e assim expandir os conhecimentos. Foi possível trabalhar em conjunto com outros departamentos, investigar um surto alimentar, vendo de perto a necessidade de trabalhar junto as normas e garantir ao consumidor um produto seguro devido a gravidade das punições que um estabelecimento que trabalha de forma irregular pode sofrer, assim como os danos causados à saúde do consumidor, evidenciando ainda mais a importância da VISA que trabalha com a saúde preventiva.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1399
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_mariafernandadasilva.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.