Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1398
Título: Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): monitoramento do controle de qualidade em uma indústria de bebidas de pequeno porte - Indústria de Bebidas Garanhuns Ltda
Autor: Silva, Marcos Fellipe da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5668322074655881
Orientador: Souza, Thibério Pinho Costa
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4506927856419053
Palavras-chave: Bebidas – Indústria;Bebidas – Fabricação;Bebidas – Controle de qualidade
Data do documento: 20-Dez-2018
Citação: SILVA, Marcos Fellipe da. Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO): monitoramento do controle de qualidade em uma indústria de bebidas de pequeno porte - Indústria de Bebidas Garanhuns Ltda. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: A indústria de bebidas constitui um importante setor da indústria de transformação brasileira, observando grandes investimentos para o promissor desenvolvimento deste mercado, incentivando a competitividade entre as empresas. Dentre as bebidas não alcoólicas fabricadas no Brasil, a produção de refrigerantes acaba se destacando em termos de produção como o principal setor do ramo. Outra bebida que está se tornando cada vez mais difundida no mercado brasileiro é a cerveja artesanal, sendo apreciada principalmente pelas suas características organolépticas. O objetivo deste trabalho é a descrição das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no setor de controle de qualidade da Indústria de Bebidas Garanhuns Ltda, realizado no período de 17/09/2018 a 13/12/2016, totalizando 300 horas. A empresa consiste em uma indústria de pequeno porte que produz refrigerantes, bebidas alcoólicas mistas e cervejas artesanais de grande consumo na cidade de Garanhuns e nas suas circunvizinhanças. As principais atividades elaboradas foram: levantamento das informações da indústria e do processamento, análises físico-químicas do xarope composto reconstituído, análises microbiológicas da água e dos refrigerantes, planejamento e desenvolvimento de produtos (P&D), acompanhamento e monitoramento do CO2 nas linhas de envase dos refrigerantes, acompanhamento do processo fermentativo das cervejas artesanais e o monitoramento do tratamento de efluentes. Quanto as análises físicoquímicas do xarope composto reconstituído, foi verificado em apenas um dia os resultados mostraram-se não conformes perante aos valores de referência. Os resultados das análises microbiológicas da água e dos refrigerantes apresentaram resultados satisfatórios mediante os limites adotados para o controle. No monitoramento e acompanhamento do CO2 na linha de envase dos refrigerantes observou uma inconformidade no mês de setembro e cinco no mês de outubro, exigindo a adoção de medidas corretivas e preventivas para a resolução destes problemas. A partir desse estudo verificou-se a importância no monitoramento da qualidade nas linhas de processamento, buscando minimizar as falhas, promovendo a expedição de produtos seguros e de qualidade. A execução das atividades permitiu aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de engenharia de alimentos, além da constante troca de conhecimentos com os colaboradores e supervisores o que contribuiu para o desenvolvimento de uma visão prática acerca da indústria de alimentos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1398
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_marcosfellipedasilva.pdf996,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.