Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1392
Título: Aplicação do controle estatístico de processo em uma indústria de bebidas: estudo de caso
Autor: Dantas, Érica Janaina de Moraes
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2969951711119223
Orientador: Sales Filho, Romero Luiz Mendonça
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4252707165390630
Palavras-chave: Bebidas – Indústria;Bebidas alcoólicas – Indústria;Bebidas – Controle de qualidade
Data do documento: 17-Jan-2019
Citação: DANTAS, Érica Janaina de Moraes. Aplicação do controle estatístico de processo em uma indústria de bebidas: estudo de caso. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: Quality means the production of goods and services in accordance with the specifications and the needs of customers and the market. Understanding and improving quality is a key factor driving success, growth and a better competitive position for a business. The variation is present in the raw materials, in the ability of the operators and in the equipment of any process. The Statistical Process Control allows monitoring if the production process occurs following the organization's precepts and current legislation, if it is identified deviations from the process it is possible to identify the causes of the problem and then carry out corrections actions in the production line. The CEP allows controlling variables that are countable measures and the attributes that quantify the defects that affect finished products. This work was performed in a small industry in Garanhuns-PE with the objective of applying the statistical control of processes in a beverage production line, specifically in the mixed winebased beverage 600 ml, aiming to increase process quality and of the product, by detecting the priority problems along the processing chain. The systematic sampling method was performed to collect samples on the production line. The alcohol content of the beverages collected through the ebuliometer was analyzed and the volume was measured with a graduated cylinder. Attributes involving labeling, sealing and quality of the beverage bottle were accounted for. Control and monitoring charts for the variables (mean (X) and amplitude (R)), drink volume and alcohol content (Graphs for individual measures (I) and mobile amplitudes (MR)), control charts were also performed for attributes of the finished product package (Chart of number of defects in sample (C)). These graphs showed that the mixed wine-based beverage manufacturing process is under control, but the company can further reduce the variability of the process in order to reduce costs and increase its productivity.
Resumo: A qualidade significa a produção de bens e serviços em conformidade com as especificações e com as necessidades dos clientes e do mercado. Compreender e melhorar a qualidade são um fator-chave que conduz ao sucesso, crescimento e a uma melhor posição de competitividade de um negócio. A variação está presente nas matérias-primas, na habilidade dos operadores e nos equipamentos de qualquer processo. O Controle Estatístico de Processo permite monitorar se o processo produtivo ocorre seguindo os preceitos da organização e a legislação vigente, caso seja identificado desvios do processo é possível identificar as causas do problema para em seguida realizar ações de correções na linha de produção. O CEP permite controlar variáveis que são medidas contáveis e os atributos que quantificam os defeitos que acometem os produtos finalizados. Esse trabalho foi realizado em uma indústria de pequeno porte em Garanhuns-PE com o objetivo de aplicar o controle estatístico de processos em uma linha de produção de bebidas, especificamente na bebida mista a base de vinho 600 ml, visando aumentar a qualidade do processo e do produto, através da detecção dos problemas prioritários ao longo da cadeia de processamento. O método de amostragem sistemática foi realizado para coletar as amostras na linha de produção. Foi analisado o teor alcoólico das bebidas coletadas através do aparelho ebuliômetro e foi aferido o volume com proveta graduada. Atributos envolvendo rotulagem, vedamento e qualidade da garrafa de bebidas foram contabilizadas. Foram feitos os gráficos de controle e de monitoramento para as variáveis (Gráficos de média (X) e amplitude (R)) volume de bebida e teor alcóolico (Gráficos para medidas individuais (I) e amplitudes móveis (MR)), também foi construído gráficos de controle para o monitoramento do processo para atributos da embalagem do produto acabado (Gráfico de número de defeitos na amostra (C)). O gráfico de controle para a variável volume de bebida mostrou que a média de volume envasado é de 620 ml, que em um dia de produção faz com que a empresa deixe de produzir 80 garrafas de bebida. O gráfico de controle para a variável teor alcoólico mostrou que a média para o álcool foi de 10,3°GL que está dentro do que a empresa estabelece como padrão. O gráfico para atributos mostrou que existe 3,8 defeitos por coleta de dados. Os gráficos de monitoramento apontou que as variáveis e atributos monitorados estão sob controle. A empresa pode aumentar a qualidade da sua produção utilizando o CEP para monitorar seu processo, como também pode tentar reduzir a variabilidade do processo, investimento em melhorias e ajuste de maquinários a fim de reduzir os custos e aumentar a produtividade. Esses gráficos mostraram que o processo de fabricação da bebida mista a base de vinho está sob controle, mas a empresa pode reduzir ainda mais a variabilidade do processo a fim de reduzir custos e aumentar a sua produtividade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1392
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_éricajanainademoraesdantas.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.