Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1339
Título: Relatório de estágio supervisionado obrigatório na agropecuária Labrunier: cultura da videira
Autor: Silva, Maxwell Soares da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6449967751644174
Orientador: Silva, Mairon Moura da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7221534109119948
Palavras-chave: Uva - Cultivo;Uva - Variedades;Vinícolas
Data do documento: 16-Ago-2018
Citação: SILVA, Maxwell Soares da.Relatório de estágio supervisionado obrigatório na agropecuária Labrunier: cultura da videira.2018.38 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: O estágio foi realizado na fazenda Labrunier II, na maior produtora do país localizada em Lagoa Grande-PE, teve o intuito de vivenciar as atividades na produção de uva de mesa e da gestão de packing house na fazenda. Na propriedade são produzidas variedades de uva branca e de cor. Como exemplo de uva branca tem-se a Sweet Globe, Sugar Crisp e variedades de coloração preta como Sweet Sapphire e Sweet Jubilee. São variedades com sabores e formatos diferenciados, que agradam mercados consumidores do mundo inteiro. O estágio teve como objetivo o aprendizado de atividades como a poda, amarração seca, aplicação da cianamida hidrogenada, desbrota, livramento de cachos, baixamento e desponte de cachos, seleção de cachos, pré–limpeza, colheita, embalagem e armazenamento em câmara fria e posterior despacho dos pedidos, além da gestão de um packing house, na qual englobam os quesitos de dinâmica de funcionamento, acompanhamento do planejamento diário e semanal de colheita, assim como a qualidade da fruta que estava sendo colhida no campo. Outra atividade realizada foi a estimativa e reestimativa de produção, a qual é de grande importância para o planejamento da fazenda, pois são feitos cálculos dos números de cachos por planta, peso dos cachos e classificação de mercado, devendo os responsáveis garantir durante o ciclo que essas estimativas sejam concretizadas. O presente estágio alinhou o conhecimento e atividades de campo ao conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além de poder observar o dia-a-dia dos colaboradores rurais e poder trazer a experiência de gestão de pessoas, planejamento diário de produção. Sendo assim, essa experiência proporcionou um conhecimento extremamente válido para quem está saindo da academia e necessita da prática.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1339
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_maxwellsoaresdasilva.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.