Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1238
Title: Estruturas hidráulicas e eficiência da aplicação de água cinza em áreas irrigadas por pequenos produtores rurais do Sertão do Pajeú e do Sertão do Araripe
Authors: Silva, Paulo Romário Calixto da
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/9400875516238976
metadata.dc.contributor.advisor: Barros Júnior, Genival
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/4379675294862211
Keywords: Irrigação agrícola;Agricultura familiar;Água
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, Paulo Romário Calixto da. Estruturas hidráulicas e eficiência da aplicação de água cinza em áreas irrigadas por pequenos produtores rurais do Sertão do Pajeú e do Sertão do Araripe. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Description: A irrigação é reconhecidamente uma técnica utilizada para suprir as necessidades hídricas das culturas, melhorando o seu desenvolvimento e produção, sendo aplicada principalmente em regiões onde a precipitação é mal distribuída e a escassez da água é uma realidade durante períodos consideráveis do ano. O presente estudo foi realizado nos municípios de Flores e Triunfo-PE, mais especificamente, nas comunidades de Poço Grande, Lagoa da Favela, Espírito Santo e Sítio do Grito,região do Pajeú,além de cinco comunidades rurais no município de Ouricuri e Exu na chapada do Araripe, sendo elas Cal, Cova do Anjo, Serra dos Paus Doías,Serra do Araripe e Sítio Tanque dos Bernardos. Neste trabalho, no período de outubro a dezembro de 2018,procedeu-se o levantamento de dados das estruturas hidráulicas em funcionamento de sistemas de gotejamento abastecidos com água residuária cinza, bem como de parâmetros como vazão média e pressão de trabalho dos emissores, de forma a aferir à qualidade técnica destes sistemas no tocante a uniformidade de distribuição e eficiência da aplicação da água. Os resultados encontrados revelam pressões de trabalho abaixo do recomendado pelo fabricante com reflexo sobre a vazão dos emissores, além de um baixo volume de água cinza produzida para o bombeamento,o que condiciona a adoção de turnos de rega elevados. No tocante a uniformidade de distribuição e a eficiência da aplicação da água,os sistemas monitorados podem ser classificados de regulares a bom, proporcionando um ganho ambiental importante pois evita o lançamento de efluentes de forma bruta no ambiente.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1238
Appears in Collections:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAST)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_pauloromariocalixtodasilva.pdf997,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.