Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1195
Título: Relação entre os desvios dos recursos federais para a educação e os indicadores educacionais: o que os dados têm a dizer?
Autor: Pontes, Thais Melyssa
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8528034094307704
Orientador: Abreu, Eliane Aparecida Pereira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3101422198167935
Palavras-chave: Educação e Estado -Pernambuco;Crime contra a administração pública;Indicadores educacionais;Indicadores econômicos
Data do documento: 2018
Citação: PONTES, Thais Melyssa. Relação entre os desvios dos recursos federais para a educação e os indicadores educacionais: o que os dados têm a dizer? 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Ciências Econômicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: This paper commits itself to measure the impact of the corruption of educational resources on educational indicators. For this, this test was used of all the CGU inspection reports carried out in the municipalities of Pernambuco from 2006 to 2015 in the educational sphere.With regard to educational indicators, the following were used: Ideb (Basic Education Development Index) of the 5th and 9th year of elementary school, School Abandonment in High School and School Abandonment in Elementary School; to substantiate the relationship were added some economic data: the average of Per capita GDP, average Per Capita Expenditures, average of Transfers of Per Capita Resources.At first, a descriptive analysis was done, followed by a multiple regression model, with educational indicators as dependent variables and the other variables as independent variables. As a result, based on the IDEB and the Abandonment Rate, there is a direct relationship between these educational indicators and the corruption index.
Resumo: Esse trabalho se compromete em tentar mensurar o impacto da corruptividade dos recursos destinados à educação nos indicadores educacionais. Para isso,esse ensaio se utilizou dos relatórios de fiscalização da CGU realizados nos municípios de Pernambuco de 2006 a 2015 na esfera educacional.No que se refere aos indicadores educacionais foram utilizados: Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do 5° e do 9° ano do ensino fundamental, Abandono Escolar no Ensino Médio e Abandono Escolar no Ensino Fundamental. Como variáveis de controle serão adicionadas:a média da participação do PIB municipal no PIB estadual no período, a média da participação das despesas municipais na despesa estadual no período e a média da participação das transferências municipais no total das transferências estaduais no período.Inicialmente, será feito uma análise descritiva e em seguida a estimação de um modelo de regressão múltipla, com os indicadores de escolaridade como variáveis dependentes e as outras variáveis como variáveis independentes. Como resultado,com base no IDEB e na Taxa de Abandono, verifica-se relação direta entre estes indicadores educacionais e o índice de corrupção.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1195
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_thaismelyssapontes.pdf623,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.