Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1149
Título: As práticas pedagógicas e suas relações com a tarefa de casa no processo de ensino e aprendizagem: um estudo de caso
Autor: Menezes, Maria Celeste Vasconcelos de
Orientador: Peres, Flavia Mendes de Andrade e
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2493398194909644
Palavras-chave: Educação infantil;Trabalhos escolares;Aprendizagem;Psicologia educacional
Data do documento: 2018
Citação: MENEZES, Maria Celeste Vasconcelos de. As práticas pedagógicas e suas relações com a tarefa de casa no processo de ensino e aprendizagem: um estudo de caso. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: The present study sought to examine pedagogical practices, conceptions and Manpower concerning homework and their relationship to the teaching and learning process. Guiding the study were for the learning process approaches in psychology and education of vygotskyana base, according to piagetian and skinneriana, which have different implications on the making education. A case study on a class of the second grade of elementary school I in a Municipal School of Recife-PE. The data were constructed based on observations of daily life in the school class in the period of two weeks, field journal, interview with the homeroom teacher and questionnaires with the Coordinator and the student's parents. The results show that there is a consensus on the importance of the completion of homework, justified primarily as a backup. Both teacher and Coordinator understand that for the development of the student is paramount family participation in this process. It was evidenced that the teacher Associates to your practice to a theory, which ultimately did not lead to a critical reflection and improvement of possible reaches on the subject, in practice the use of homework.
Resumo: O presente estudo buscou analisar as práticas pedagógicas, concepções e efetivações relativas à tarefa de casa e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem. Foram norteadoras para o referente estudo as abordagens sobre o processo de aprendizagem em psicologia e educação de base vygotskyana, piagetiana e skinneriana, as quais têm implicações diferentes sobre o fazer pedagógico. Realizou-se um estudo de caso em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental I em uma Escola Municipal de Recife-PE. Os dados foram construídos com base em observações do cotidiano escolar na referida turma, no período de duas semanas, de diário de campo, entrevista com a professora da turma e questionários com a coordenadora e os pais dos estudantes. Os resultados evidenciam que existe um consenso sobre a importância da realização da tarefa de casa, justificada principalmente como sendo um reforço escolar. Tanto professora e coordenadora entendem que para o desenvolvimento do estudante é primordial a participação familiar nesse processo. Evidenciou-se também que a professora não associa a sua prática a uma teoria, a qual acaba por não levar a uma reflexão crítica e aprimoramento dos alcances possíveis sobre a temática, na prática do uso da tarefa de casa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1149
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariacelestevasconcelosdemenezes .pdf752,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.