Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1141
Título: Educação ambiental técnica: percepção ambiental na escola municipal Francino Albino da Silva – Quilombo Estrela – Garanhuns - PE /
Autor: Silva, Jennifer Ferreira da
Orientador: Dill, Paulo Roberto Jaques
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4253323933047125
Palavras-chave: Educação ambiental;Recursos naturais;Proteção ambiental
Data do documento: 15-Ago-2018
Citação: SILVA, Jennifer Ferreira da. Educação ambiental técnica: percepção ambiental na escola municipal Francino Albino da Silva - Quilombo Estrela - Garanhuns - PE. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Abstract: Due to the growing environmental deterioration, it has become necessary the employment of new methods of preservation and sustainability, through guided aplication of Environmental Technical Education in the citizen formation. The present work was developed at the Francino Albino da silva municipal school, intending to arouse critical thinking over environment saving and the effects of anthropic actions in the students surroundings. For such purpose, there were conducted workshops, lectures and activities focusing on knowledge and thecniques of environment preservation, sustainable development and correct destination for solid waste, along to the environmental and cultural knowledge built by comunity members, in order to increase living quality in the evironment in which they live. The Environment Awareness Statement occurs by the application of questionaires that adress to environmental issues and its deterioration. Therefore, the environment analysis complements the environment thecnical education, in the means of being the instrument of evaluation of students’s degrees of knowledge, understanding and sensibility towards environment interactions, in other words, “nature-being”. The activities proposed at the Francino Albino da silva municipal school were performed in the I and II years of preschool education and in the first and second years of Elementary school, in which the aplication of the Environmental Awareness Statements was directed only. Miscellaneous practical activities were acomplished with the preschoolers and elementaries, enabling learning trough play, such as the crafting of recyclable toys, which helped in the development of criativity, critical thinking, environment preservation and wastage carefulness, favoring hence the building of child understanding trough ecologically correct values.
Resumo: Devido à crescente deterioração ambiental, faz-se necessária a utilização de novos métodos de preservação e sustentabilidade, através da aplicação dirigida da Educação Ambiental Técnica na formação do cidadão. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Francino Albino da Silva, com o intuito de despertar o pensamento crítico sobre a preservação ambiental e os efeitos da ação antrópica no meio em que se encontram os alunos. Para tal, foram aplicadas oficinas, palestras e atividades com foco em conhecimento e técnicas de preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e destinação correta dos resíduos sólidos, aliados aos conhecimentos ambientais e culturais desenvolvidos pelos membros da comunidade, a fim de melhorar a qualidade de vida do meio em que vivem. A realização da Percepção Ambiental ocorre pela aplicação de questionário que abordam temas ambientais e suas deteriorações. Desta forma a análise da percepção ambiental complementa a educação ambiental técnica, no sentido de ser o instrumento da avaliação do grau de conhecimento, entendimento e sensibilização dos alunos em relação as interações ambientais, ou seja, “indivíduo-natureza”. As atividades propostas na Escola Municipal Francino Albino da Silva foram realizadas na turma do infantil I e II e na turma do 1º e 2º ano do ensino fundamental I, sendo que a aplicação da percepção ambiental foi dirigida somente as séries do 1º e 2º ano. Diversas atividades práticas foram realizadas com as turmas do infantil e do fundamental I, possibilitando a aprendizagem através da brincadeira, como a produção de brinquedos recicláveis auxiliando no desenvolvimento da criatividade, no pensamento crítico, na preservação ao meio ambiente e no cuidado ao desperdício, favorecendo, via de consequência, a construção do entendimento da criança, através dos valores ecologicamente corretos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1141
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_jenniferferreiradasilva.pdf3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.