Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1139
Título: Relatório de estágio supervisionado obrigatório nas fazendas Labrunier: manejo da cultura da videira
Autor: Araújo, Jades Vital de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8342649254428209
Orientador: Silva, Mairon Moura da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7221534109119948
Palavras-chave: Uva - Cultivo;Uva - Variedades;Vinícolas
Data do documento: 21-Ago-2018
Citação: ARAÚJO, Jades Vital de. Relatório de estágio supervisionado obrigatório nas fazendas Labrunier: manejo da cultura da videira. 2018. 54 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: O presente trabalho é um relato das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) realizado nas Fazendas Labrunier nos municípios de Lagoa Grande (PE), Petrolina (PE), Curaçá (BA) e Casa Nova (BA), durante os meses de outubro a novembro de 2017. Durante esse tempo foi possível acompanhar o ciclo produtivo da videira desde a poda de formação, poda de produção, quebra de dormência, livramento e baixamento de cacho, manejo da irrigação, fertirrigação, controle de plantas daninhas, controle de pragas e doenças, colheita, entre outros. Também acompanhou-se um experimento com água de irrigação submetida à tratamento magnético na variedade Sweet Globe, que resultou em aumento na produção de 3,9%. O estágio possibilitou o contato com mercado de trabalho, propiciando uma maior percepção de gestão empresarial, além de adicionar ao profissional o espírito de liderança de equipes e a de solucionar problemas adversos, permitiu ampliar conhecimentos na produção da cultura da videira, contribuindo assim de maneira positiva na atuação no mercado de trabalho. O ESO foi de fundamental importância, pois proporcionou um crescimento pessoal e profissional incalculável na vida do estudante.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1139
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_jadesvitaldearaújo.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.