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Title: Maquete temática: deterioração dos recursos hídricos
Authors: Moraes, Guilherme Souza de
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/0640280937337680
metadata.dc.contributor.advisor: Dill, Paulo Roberto Jacques
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/4253323933047125
Keywords: Educação ambiental;Recursos hídricos;Degradação ambiental;Maquete
Issue Date: 14-Feb-2019
Citation: MORAES, Guilherme Souza de. Maquete temática: deterioração dos recursos hídricos. 2019. 44 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: The lack of basic sanitation is one of the worst infrastructural problems in Brazil. Practically half of the population does not have access to basic sanitation of any type. Every person may feel impaired, but some figures show inequalities: children are the most affected in terms of mortality; the regions North and Northeast have the worst coverage index; rural population is the most neglected. Rivers, shores and streets are frequent destinations of the waste water. The majority of sewage systems pollutes the environment, however this pollution is not easily observable since sewage goes subterraneous, to groundwater. Groundwater supplies rivers and reservoirs. Then, water quality of a spring can influence water quality of reservoirs. At the same time, there are solutions that can be implemented in rural areas to the treatment of sewage. One of the solutions is the model denominated “Tratamento de Efluentes Caseiros” (literally translated as “Homemade Effluent Treatment”), developed by Rocha (2001), which is a type of ecological sanitation. In this system, human dejects are fermented and mineralized, and plants absorb minerals and water. However, for implementing this technology, rural population needs to know it and understand its importance, what Environmental Education, or Rural Extension can help. The present work objected developing a thematic scale model that could help students to understand that technology operation, comparing it with a rudimentary sewage system (pit latrine). A thematic scale model reproduced those two designs, and obtained high perception from students about the final difference of water quality. Therefore, the thematic model scale can be utilized in classes of Environmental Education to approach contamination of water resources through sanitary sewage system.
Description: A falta de saneamento básico é um dos maiores problemas infraestruturais do Brasil. Praticamente metade da população não tem saneamento básico de qualquer tipo. Os prejuízos são sentidos por todos, mas alguns números demonstram desigualdades: as crianças são as mais afetadas em termos de mortalidade; o Norte e o Nordeste são as regiões com piores índices de assistência; a população rural é a mais marginalizada. Rios, praias e ruas são frequentes destinos. A maioria dos tipos de fossas polui, porém a poluição não é facilmente observável, já que vai para o subterrâneo, para o lençol freático. Os lençóis freáticos alimentam rios e reservatórios. Dessa forma a qualidade de água que sai de uma nascente pode influenciar a qualidade da água dos reservatórios. Simultaneamente, existem soluções que podem ser empregadas na zona rural para o tratamento de resíduos de esgoto. Uma das soluções é o modelo denominado Tratamento de Efluentes Caseiros de Rocha (2001), que é um tipo de fossa ecológica onde os dejetos são fermentados e mineralizados e plantas absorvem os minerais e a água. No entanto, para aplicação dessa tecnologia, a população da zona rural precisa conhecer e compreender a importância dela, o que pode se dar através da Educação Ambiental ou da Extensão Rural. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma maquete temática que pudesse auxiliar alunos a compreenderem o funcionamento da tecnologia, comparando-o com um sistema rudimentar de esgotamento sanitário (sumidouro). A maquete temática reproduziu esses dois modelos de esgotamento sanitário e obteve boa percepção dos alunos quanto a diferença na qualidade da água. A maquete temática pode ser, portanto, trabalhada em turmas de Educação Ambiental para demonstrar a contaminação dos recursos hídricos através do sistema de esgotamento sanitário.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1137
Appears in Collections:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAG)

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