Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1136
Título: Noções sobre interação planta - patógeno e indução de resistência em plantas
Autor: Costa, Gabriela Alves da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0696342275881689
Orientador: Lopes, Ueder Pedro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7379950462864398
Palavras-chave: Minerais na nutrição;Plantas - Nutrição;Plantas - Análise
Data do documento: 29-Jan-2019
Citação: COSTA, Gabriela Alves da. Noções sobre interação planta - patógeno e indução de resistência em plantas. 2019. 45 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O estágio supervisionado foi realizado no laboratório de Interação Planta-Patógeno, localizado no departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa, no estado de Minas Gerais, no período de 18/10/2018 a 17/12/2018. Durante este período, foram empregadas metodologias para identificação de estresse em plantas e o estudo sobre a interação entre plantas e seus patógenos. As plantas estão sujeitas ao ataque corriqueiro de doenças, acarretando diversos processos fisiológicos e bioquímicos, como resposta aos danos provocados pelos microrganismos. Fatores bióticos e abióticos podem induzir o estresse em plantas, que pode ser identificado através de ferramentas e técnicas experimentais, capazes de elucidar o processo de interação entre planta e patógeno. No processo de infecção, os agentes patogênicos induzem e empregam seus mecanismos de ataque para garantir sucesso na penetração e colonização dos tecidos. Após o reconhecimento dos microrganismos patogênicos e de seus danos, as plantas, por sua vez, lançam mão de mecanismos de defesa estruturais e/ou bioquímicos, que são capazes de evitar ou retardar o processo de infecção. Foram utilizadas técnicas fisiológicas como, avaliação de fotossíntese através do IRGA; análise da fluorescência da clorofila “a” através fluorômetro de imagem; quantificação de pigmentos em espectrofotômetro, etc. Também foram utilizados métodos bioquímicos para análise e quantificação de compostos inibitórios de microrganismos. Durante esse período, ocorreu o acompanhamento de experimentos com indução de resistência em plantas por meio da nutrição mineral. Desta forma, o estágio proporcionou um maior domínio teórico e prático de técnicas avançadas para estudo do processo de interação entre hospedeiro e patógeno.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1136
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_gabrielaalvesdacosta.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.