Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1129
Título: Por banheiros, ruas e pontes recifenses: os trajetos homoeróticos do "estrangeiro" Tulio Carella na obra Orgia
Autor: Sousa, Nomager Fabíolo Nunes de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9516750443256807
Orientador: Almeida, Sherry Morgana Justino de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5332850255576710
Palavras-chave: Literatura homoerótica;Estrangeiros na literatura
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, Nomager Fabíolo Nunes de. Por banheiros, ruas e pontes recifenses: os trajetos homoeróticos do "estrangeiro" Tulio Carella na obra Orgia. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: En 1960, llegaba a Recife el dramaturgo argentino Tulio Carella, pero en consecuencia de la soledad y de los deseos sexuales, acabó por experimentar y conocer un nuevo "yo". Registraba en diarios sus experiencias homoeróticas, de los contactos íntimos con otros hombres por los espacios públicos de la ciudad. Por mediode un lenguaje "crudo", sus registros revelaron un ángulo clandestino del comportamiento sexual masculino en la metrópolis, que transpiraba tensiones políticas y sociales. Los encuentros del extranjero alimentaron suposiciones de que él sería un criminal y, debido las circunstancias, fue detenido, torturado y deportado. Posteriormente, trabajó la literalidad de los diarios, que fueron traducidos y publicados en Brasil, tituladosde Orgia. La repercusión de la obra
Resumo: Em 1960, chegava a Recife o dramaturgo argentino Tulio Carella, mas, em decorrência da solidão e dos desejos sexuais, ele acaba por experienciar e conhecer um novo “eu”. Registrava em diários as suas experiências homoeróticas, resultantes dos contatos íntimos com outros homens pelos espaços públicos da cidade. Através de uma linguagem “crua”, os seus registros revelaram um ângulo clandestino do comportamento sexual masculino na metrópole, que transpirava tensões políticas e sociais. Os encontros do estrangeiro alimentaram suposições de que ele seria um criminoso e, devido às circunstâncias, foi preso, torturado e deportado. Posteriormente, trabalhou a literalidade dos diários, que foram traduzidos e publicados no Brasil, intitulados de Orgia. A repercussão da obra chegou à Argentina e as associações negativas entre autor/personagem fizeram com que Carella caísse num ostracismo socioliterário. Este trabalho, portanto, busca analisar a obra Orgia, a partir do fenômeno homoerótico masculino, vivenciado e registrado pelo olhar da personagem Lúcio Ginarte (alter egodo autor), na cidade de Recife, destacando, em seus trajetos, as sensações e marcas socioculturais experienciadas através dos corpos e dos espaços urbanos da metrópole. As reflexões partem desde um breve percurso histórico e das dimensões teóricas sobre o homoerotismo, dão luz à apresentação da obra e do autor, rememorando alguns aspectos biográficos e situacionais de ambos, além da (re)visitação a Orgia, da ilustração do fenômeno homoerótico através do olhar “estrangeiro” e dos indícios de que ele não é somente um ser proveniente de outra nação, mas também um ser estranho no seu íntimo, desconhecendo os seus desejos sexuais e a si mesmo. Por fim, encerra-se com algumas considerações/inquietações sobre a ideia de uma cidade com um espaço público dividido entre o mundo “heterossexual” e o “gay”, sendo este último fortemente marcado pelos signos da marginalização, da solidão e representação da ruptura de um padrão normatizador.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1129
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ens_nomagerfabíolonunesdesousa.pdf574,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.